sábado, 1 de setembro de 2018

Paradoxo: conhecer o Deus incognoscível

Por Ned Walker.


O médico, psiquiatra e filósofo suíço Carl Gustav Jung, afirmou:
Curiosamente, o paradoxo é um dos bens espirituais mais valiosos, pois a uniformidade de significados é um sinal de fraqueza. Assim, uma religião torna-se empobrecida interiormente quando perde, ou reduz, os seus paradoxos; mas a sua multiplicação enriquece-a porque só o paradoxo se aproxima da compreensão da plenitude da vida. A não-ambiguidade e a não-contradição têm uma faceta única e, portanto, são inadequadas para expressar o incompreensível. (Psychology and Religion, p. 18)
Os paradoxos servem para revelar significados profundos através de uma aparente contradição. Metafísicos por natureza, os paradoxos desafiam-nos a pensar em novos caminhos e a ver novas realidades.

Carl Jung
Quando um professor budista zen apresenta um koan intrigante a um aluno, ele espera uma resposta metafísica, e não racional. Mas a ambiguidade e a contradição também estão presentes na mentalidade científica ocidental. Por exemplo, o teste de hipóteses com metodologia científica rigorosa, em vez de resolver a questão em consideração, levanta muitas vezes uma infinidade de novas questões. O conhecimento na verdade expande-se em vez de se contrair; é como se quanto mais aprendêssemos, menos compreendêssemos o que sabemos. Qual a solução metafísica para esse paradoxo? O conhecimento é infinito.

Os paradoxos surgem prontamente nos ensinamentos da Fé Bahá'í. Um destes refere-se ao relacionamento entre o ser humano e Deus:
Em todos os momentos estou perto de ti, mas tu estás sempre longe de Mim. (Bahá'u'lláh, The Hidden Words, pág. 29)
Como podem duas entidades podem estar próximas e longe uma da outra? A expressão refere-se ao conhecimento e consciência; não à distância física. O conhecimento de Deus, inefável e sublime, exige um alargamento da consciência das nossas qualidades e atributos celestiais – mas exclui o conhecimento da natureza essencial de Deus. Assim, conhecedor e conhecido estão, simultaneamente, "próximos" e "distantes". Na sua Epístola intitulada "Cidade da Consentimento Radiante", Bahá'u'lláh explicou a razão e a função dos paradoxos:
As contradições aparentes em todas as coisas foram apenas estabelecidas para vos lembrar da impermanência dos vossos seres, de modo a que vos torneis conscientes disso e não sejais obstinados.
Sabemos pelos ensinamentos Bahá’ís que o único e derradeiro propósito da nossa existência é conhecer Deus e que temos capacidade para o fazer:
Dou testemunho, ó meu Deus, que me criaste para Te conhecer e adorar. (Orações Obrigatória Curta)
Ele, através da operação directa da Sua Vontade irrestrita e soberana, decidiu conferir ao homem a distinção e capacidade única de O conhecer e de O amar - uma capacidade que deve necessariamente ser considerada como o impulso gerador e o principal propósito subjacente a toda a criação… (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, sec. XXVII)
No entanto, num profundo paradoxo, ficamos a saber, nas mesmas escrituras, que Deus é incognoscível:
Para todo o coração perspicaz e iluminado, é evidente que Deus, a Essência incognoscível, o Ser Divino, está imensamente elevado acima todos os atributos humanos, tais como existência corpórea, subida e descida, saída e regresso. (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, sec. XIX)
Desde tempos imemoriais, está Ele velado na santidade inefável do Seu Ser enaltecido e permanecerá eternamente envolto no impenetrável mistério da Sua Essência incognoscível. (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, sec. XXVI)
Estes grandes paradoxos, os mistérios essenciais e eternos da existência, pedem-nos que continuemos a procurar a beleza inefável do incognoscível.

-----------------------------
Texto original: Paradoxically Speaking -The Unknowable God (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ned Walker vive em East Lansing, no Michigan (Estados Unidos) e trabalha na Michigan State University. Tem trabalhado em investigação sobre malária e Mosquitos no Quénia e no Malawi. Conheceu a Fé Bahá’í através de um amigo na escola secundária e a sua vida mudou para sempre.

Sem comentários: