tag:blogger.com,1999:blog-6566664.post112670578380685028..comments2024-03-27T20:54:24.607+00:00Comments on Povo de Bahá: Perante o ExclusivismoMarco Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127301129365529242005-09-21T12:12:00.000+01:002005-09-21T12:12:00.000+01:00Anonymous #2,O que escreves faz sentido; mas para ...Anonymous #2,<BR/><BR/>O que escreves faz sentido; mas para mim aplica-se a todos os Mensageiros de Deus. Não consigo conceber que um Pai que acompanha um filho se possa calar, ou retirar; pelo contrário, acredito que continua a apoiá-lo, a ajudá-lo e a explicar-lhe as coisas de acordo com a sua maturidade. É por isso que acredito que Ele envia ciclicamente os Seus Mensageiros com ensinamentos adequados à nossa maturidade e necessidades. Ciclicamente, sentimos o amor d’Ele; ciclicamente, Ele fala connosco; ciclicamente, a nossa relação com Ele vai-se fortalecendo.Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127293213399127032005-09-21T10:00:00.000+01:002005-09-21T10:00:00.000+01:00MarcoNa relação pai-filho há, para além da confian...Marco<BR/><BR/>Na relação pai-filho há, para além da confiança absoluta do filho no pai, também o amor absoluto do pai pelo filho. E este amor só pode ser expresso, vivido e alimentado numa relação pessoal. A parábola do filho pródigo (Lucas 15:11 a 24) é exemplar neste aspecto. Durante a separação o amor do pai sempre existiu, ele nunca deixou de desejar o melhor para o filho. Mas quando este regressou então houve festa, abraços e uma relação mais profunda, porque vivida, foi iniciada. Cristo faz esta diferença. O filho, na parábola, reconheceu, antes de voltar, que tinha agido mal e compreendeu e aceitou os conselhos do pai. Podia ter ficado por aí. Mas faltava o mais importante: o reatar da relação com o pai. E ele voltou.<BR/>É, ressalvando as já referidas diferenças entre Criador e pai (humano), este o conceito de relação pessoal com Deus. Cristo permite o reencontro. Eu posso falar com Deus (orar), ser orientado por Ele, sentir a tal "paz que ultrapassa todo o entendimento" (Filipenses 4: 6 e 7). <BR/><BR/>Anonymous #2Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127254529413624872005-09-20T23:15:00.000+01:002005-09-20T23:15:00.000+01:00Anonymous #2,Eu acredito num "Deus pessoal" (consc...Anonymous #2,<BR/><BR/>Eu acredito num "Deus pessoal" (consciente da Sua criação e com quem podemos estabelecer uma relação pessoal) mas não acredito que possa existir uma relação directa entre a Sua Essência e a Sua Criação. Aqui faço a analogia entre o sol e as criaturas vivas neste planeta. Todas recebem a luz e o calor que emana do sol (e beneficiam com isso), mas nenhuma das criaturas tem acesso directo ao sol. A relação entre o sol e as criaturas faz-se através dos raios solares; a relação entre Deus e a humanidade faz-se através do "Espirito Santo".<BR/><BR/>Vou escrever mais sobre este assunto (Deus e a Sua relação com a humanidade) nos posts sobre o Kitab-i-Iqan.<BR/><BR/>Chamar "Pai" ao Criador tem um significado especial. É que confia-se num pai de uma forma que não se confia em mais ninguém. (se tens filhos já deves ter percebido isto ;-) ). De igual modo, a nossa confiança em Deus deve ser total e absoluta, semelhante à que uma criança deposita nos seus pais.Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127232282318369702005-09-20T17:04:00.000+01:002005-09-20T17:04:00.000+01:00"Para eles o crente tem acesso directo a Deus"Pois..."Para eles o crente tem acesso directo a Deus"<BR/><BR/>Pois, a essência do Cristianismo é a restauração, através de Jesus Cristo, da ligação quebrada entre Deus e o Homem. Segundo o Génesis havia uma relação pessoal que foi quebrada com o surgimento do pecado. Obviamente que esta é uma relação entre Criador e criatura, entre perfeição e imperfeição. Não encontra paralelo nas nossas relações humanas. Mas que é algo pessoal disso não há dúvida. Por isso mesmo no Novo Testamento há referências a Deus como Pai e até, num registo que julgo não haver em mais nenhuma das outras grandes religiões, como Paizinho. O Deus do Evangelho não é um deus fechado num castelo que recebe apenas os enviados do povo, mas um Deus que estende a mão a cada ser humano como um pai faz ao filho.<BR/><BR/>P.S. - Acho que Dimas de Almeida concorda bem mais facilmente contigo do que eu...:)<BR/>Anonymous #2Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127223414381967922005-09-20T14:36:00.000+01:002005-09-20T14:36:00.000+01:00Anonymous #2,Já não é a primeira vez que chamo "sa...Anonymous #2,<BR/><BR/>Já não é a primeira vez que chamo "sacerdotes" aos pastores protestantes. Vamos ver se para a próxima vez não escrevo essa asneira. Se o meu amigo Dimas de Almeida sabe disto ainda levo um puxão de orelhas. :-)<BR/><BR/>"<I>... a nível teológico há leituras para todos os gostos.</I>" É verdade. Mas como li algures, é no choque das ideias que surge a centelha da verdade. Talvez seja essa vontade de procurar a verdade que nos faça prosseguir estes debates. :-)<BR/><BR/>Uma outra teoria que li sobre o Evangelho de João é que este está escrito numa "<B>linguagem de amor</B>". Quem escreveu o texto estava perfeitamente apaixonado pelos ensinamentos de Cristo; as suas palavras reflectem o entusiasmo da renovação espiritual e descobriu um novo sentido para a vida.<BR/><BR/>Poder-se-ia fazer uma analogia com as palavras de um homem apaixonado. Ele pode falar de uma mulher em termos profundamente elogiosos: "Ela é a mulher mais perfeita que já existiu", "Nunca vi uma mulher assim", "Se não me casar com esta nunca me casarei com nenhuma outra" e por aí fora… As palavras desse homem fazem todo o sentido dentro de um determinado contexto. Mas se interpretarmos as suas palavras literalmente e considerarmos que se aplicam eternamente, podemos ser levados a pensar que o amor foi privilégio de um único homem que amou uma determinada mulher.<BR/><BR/>Da mesma forma se interpretarmos literalmente o Evangelho de João podemos ser levados a pensar que o amor pelos ensinamentos divinos apenas é possível através de Jesus Cristo. Aqui que estamos em desacordo.<BR/><BR/>"<I>Para eles o crente tem acesso directo a Deus</I>". Isso significa que, segundo o Cristianismo Protestante, uma pessoa pode ter acesso à Essência de Deus? Para os baha’is, Deus é incognoscível; ninguém tem acesso directo a Deus. Apenas O podemos conhecer através dos Seus Mensageiros.Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127216416523272662005-09-20T12:40:00.000+01:002005-09-20T12:40:00.000+01:00MarcoEste é realmente um assunto fundamental tanto...Marco<BR/><BR/>Este é realmente um assunto fundamental tanto para bahais como para cristãos. Já falámos aqui sobre o assunto, e, olhando à enorme quantidade de passagens bíblicas, não me parece, de forma alguma, que sejam os cristãos exclusivistas a "extrapolar a importância dos textos exclusivistas e presumir que toda a Bíblia apenas contém textos deste género". Vários exemplos, numa procura não sistemática : os já mencionados João 14:6 e I Timóteo 2:5, Hebreus 9:15, Actos 4:2 e João 3:18.<BR/>Claro que a nível teológico há leituras para todos os gostos. Desde "aligeirar" o Evangelho de João até especular sobre significados não evidentes nos textos. O interessante é que para chegarem a essas conclusões têm sempre que por em causa a leitura literal da passagem.<BR/>Só um reparo (porque é importante do ponto de vista teológico). Os protestantes não têm "sacerdotes". Para eles o crente tem acesso directo a Deus (através de Jesus Cristo). Como o sacerdote é um intermediário entre Deus e os homens deixa de ser, portanto, necessário. Claro que a Igreja Católica Romana tem outro entendimento. Para chegar a Deus são necessários a própria Igreja, os santos e o padre (este sim um sacerdote).<BR/><BR/>Anonymous #2Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1127147257990302662005-09-19T17:27:00.000+01:002005-09-19T17:27:00.000+01:00http://www.contenderministries.org/bahai.phpThe Ba...http://www.contenderministries.org/bahai.php<BR/><BR/>The Baha'i faith has become a popular religion in an environment of ecumenism, inclusiveness and political correctness. Embraced eagerly by the United Nations and other interfaith organizations, Baha'i is a growing humanist influence on our world.<BR/><BR/>Depois segue-se uma descrição da vossa religião por parte de cristãos exclusivistas!Anonymousnoreply@blogger.com