tag:blogger.com,1999:blog-6566664.post5583301588780309416..comments2024-03-27T20:54:24.607+00:00Comments on Povo de Bahá: Os Sindicatos dos ProfessoresMarco Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-48552874438016336632008-03-11T13:23:00.000+00:002008-03-11T13:23:00.000+00:00Longos debates mas, "Só queria referir que um prof...Longos debates mas, "Só queria referir que um professor não avalia, a principal função de um professor é ensinar, educar, transmitir conhecimento e incutir um gosto pela busca de conhecimento nos alunos. Tudo o resto são circunstâncias da metodologia de ensino."<BR/>Sábias palavras Alfredo Rodrigues, amei, fantástico...<BR/>Gente <BR/>Talvez esteja chegada a hora dos pais e encarregados de educação também fizer uma manifestação de 100.000 em Lisboa...<BR/>Isto que seria uma ....;-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-70611383896003271812008-03-11T12:19:00.000+00:002008-03-11T12:19:00.000+00:00Mais outra coisa!Além da avaliação há também algun...Mais outra coisa!<BR/><BR/>Além da avaliação há também alguns privilégios dos senhores professores que são escandalosos. Por exemplo, as subidas por antiguidade e a redução de carga horária de acordo com a idade (ou tempo de serviço).<BR/><BR/>Por outras palavras, quanto menos trabalham, mais recebem!<BR/><BR/>São tão injustiçados os professores do ensino público! Gostava mesmo era de saber quantos deles conseguiam fazer carreira no privado!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-38716539063878110632008-03-11T12:17:00.000+00:002008-03-11T12:17:00.000+00:00Pretender um modelo de avaliação alemão é um acto ...Pretender um modelo de avaliação alemão é um acto de provincianismo tão grande quanto pretender copiar o modelo de ensino finlandês.<BR/><BR/>Será que temos de imitar tudo o que se faz no estrangeiro? Por acaso somos incapazes de desenvolver os nosso sistema de avaliação?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-41563372587876880722008-03-11T11:38:00.000+00:002008-03-11T11:38:00.000+00:00Qual o significado da manifestação do fim-de-seman...Qual o significado da manifestação do fim-de-semana passado?<BR/>Creio que podemos todos concluir que os professores saíram a perder. De facto tenho de concordar com a “filha do administrador - eu também gostava de entender que tipo de proposta têm para a avaliação, ou melhor cheguei a pensar que eles tinham alguma, até ter ouvido um exmo. do sindicato dizer que "professor é para avaliar e não para ser avaliado"”.<BR/>Isto reflecte a mentalidade subjacente a todo um processo que vem do tempo da pré-história educativa do nosso país em que os professores avaliavam e utilizam a “menina de cinco olhos” ou “régua” para educar.<BR/>Evoluam. Estão no século XXI e ainda consideram que têm o arrogante direito de discutir de forma “demorada, participada e viva” as decisões de um governo eleito de forma legítima numa sociedade democrática? É isso que ensinam aos alunos? O futuro do nosso país está nas gerações que educam, e não lhe podemos continuar a transmitir a velha máxima “caso o não nos agrade o que o governo decide, vamos para a rua manifestar até eles recuarem, sem ser necessário propor alternativas”. Oposição, como muito bem sabem, não significa estar contra e “prender o burro”. Oposição em democracia significa algo maior que o significado literal do termo. É necessário saber opor as ideias, pois os políticos nem sempre têm a verdade completa e total. Opor ideias é melhorar onde há a melhorar, propor alternativas e admitir que é necessário proceder a uma avaliação do sistema antes de tomar uma acção, começando neste caso por quem ensina.<BR/>Só queria referir que um professor não avalia, a principal função de um professor é ensinar, educar, transmitir conhecimento e incutir um gosto pela busca de conhecimento nos alunos. Tudo o resto são circunstâncias da metodologia de ensino.<BR/>No que me toca nem quero saber se a metodologia de avaliação é boa ou má, considero que perderam a luta antes de chegar ao Terreiro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-4801622437396303412008-03-11T10:24:00.000+00:002008-03-11T10:24:00.000+00:00Policia nos USA também não gosta dos de departamen...Policia nos USA também não gosta dos de departamento dos assuntos internos (é isto o nome, não é?) é evidente que ninguém gosta de fiscal avaliando o certo e ou errado contudo se o sistema não funciona sozinho aí que remédio...<BR/>Marco eu sei que existem bons professores, sim senhor mas os brutos, agressivos e principalmente os vingativos sobressaem de tal forma que apertam o espaço para os bons e eu, vc sabe, ainda acrescento a discriminação e preconceito, e preferência que muitos dos professores têm contra e sobre uma ou outra etnia...<BR/>Portanto esta ou outra avaliação não deve ser sobre o comportamento, imagino que é sobre a qualidade de ensino, não é?<BR/>Também é outra história…<BR/>Basta olharmos a nossa volta e ver quantas “explicações” que a toda hora brotam para fora e mais curioso é que os ditos explicadores, muitas vezes, são os mesmos professores das escolas…<BR/>Se a escola e o corpo docente funciona bem porquê tantas "explicações"?<BR/>Porquê tantas médias baixas a nível nacional?<BR/>Porquê tantos alunos abandonam a escola todos os anos?<BR/>...<BR/>Deve ser porquê a população jovem de Portugal está com Síndrome de Burrice...<BR/>Os professores que são impecáveis!!!<BR/>Isto que é demagogia barata... não é?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-11578206035983332692008-03-11T08:06:00.000+00:002008-03-11T08:06:00.000+00:00Demagogia barata?Quem são os maiores demagogos? Os...Demagogia barata?<BR/><BR/>Quem são os maiores demagogos? Os que propõem um sistema de avaliação ou os que fazem birra e não apresentam alternativas?<BR/><BR/>E sobre o sistema de avaliação alemão: porque é que os professores da Escola Secundária D. Maria II, Braga não fazem uma proposta concreta com base nesse sistema? Porque é que apenas são capazes de protestar? Não seria mais construtivo e dignificante?Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-67658261213217491132008-03-10T23:48:00.000+00:002008-03-10T23:48:00.000+00:00Continuamos com a demagogia barata que argumenta q...Continuamos com a demagogia barata que argumenta que os professores são contra a avaliação. Os professores estão contra esta avaliação -- vamos ser sérios.<BR/><BR/><A HREF="http://espectivas.wordpress.com/2008/03/10/professores/" REL="nofollow">A Ler</A>Orlando Bragahttps://www.blogger.com/profile/16891839091944416605noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-44804466060728729162008-03-10T21:39:00.000+00:002008-03-10T21:39:00.000+00:00Orlando,E após “demorada, participada e viva discu...Orlando,<BR/><BR/>E após “demorada, participada e viva discussão” só foram capazes de dizer isto? Não foram capazes de propor um modelo alternativo de avaliação?<BR/><BR/>É que eu, enquanto cidadão e contribuinte (lembro que os vossos ordenados são pagos com os meus impostos) exijo que os professores sejam avaliados! E deve ser uma avaliação que promova o talento e a competência, e elimine do meio escolar a incompetência e o desleixo.<BR/><BR/>Enquanto os professores (ou os sindicatos que os representam) não apresentarem alternativas concretas para uma avaliação que separe o trigo do joio entre a classe dos professores, apenas posso concluir que se está a tentar proteger um status quo que tolera a mediocridade, e não pretende que o talento se destaque.<BR/><BR/>Foi para isso que serviu a vossa “demorada, participada e viva discussão”? Para proteger a mediocridade?<BR/><BR/>Já agora podia aproveitar para nos explicar o que acontece na Escola Secundária D. Maria II, Braga quando aparece um mau professor (não me vai tentar convencer que todos os professores são igualmente bons, pois não?). O que acontece às queixas dos alunos? E dos pais? Essas queixas entram para o processo do professor? De que formas essas queixas são tidas em conta na evolução profissional do professor? E no respectivo ordenado? Informam a IGE?Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-1378653224565986702008-03-10T21:29:00.000+00:002008-03-10T21:29:00.000+00:00Marco,Independentemente desta discussão acho que s...Marco,<BR/><BR/>Independentemente desta discussão acho que se deve levar o que o Miguel Sousa Tavares diz com uma pontinha de suspeição.. o homem é um wind bag de primeira...Pedro Fontelahttps://www.blogger.com/profile/15533835035790384457noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-21772483737973125782008-03-10T19:33:00.000+00:002008-03-10T19:33:00.000+00:00Os professores do Departamento de Línguas e Litera...Os professores do Departamento de Línguas e Literaturas, da Escola Secundária D. Maria II, Braga, na sua reunião ordinária de hoje, 5 de Março, abordaram, inevitavelmente, o modelo de avaliação que nos querem impor. Após demorada, participada e viva discussão, os respectivos professores decidiram redigir e aprovar o documento que, de seguida, transcrevo na íntegra:<BR/><BR/>. Atendendo a que, sem fundamento válido, se fracturou a carreira docente em duas: professores titulares e não titulares;<BR/><BR/>. Atendendo a que essa fractura se operou com base num processo arbitrário, gerando injustiças inqualificáveis;<BR/><BR/>.Atendendo a que os parâmetros desse concurso se circunscreveram, aleatória e arbitrariamente, aos últimos sete anos, deitando insanemente para o caixote do lixo carreiras e dedicações de vidas inteiras entregues à profissão;<BR/><BR/>. Atendendo a que, por via de tão injusto concurso, não se pode admitir, sem ofensa para todos, que seguiram em frente só os melhores, e que ficaram para trás os que eram piores;<BR/><BR/>. Atendendo a que esse concurso terá repercussões na aplicação do assim chamado modelo de avaliação, já que, em princípio, quem por essa via acedeu a titular será passível de ser nomeado coordenador e, logo, avaliador;<BR/><BR/>. Atendendo a que, por essa via, pode muito bem acontecer que o avaliador seja menos qualificado que o avaliado;<BR/><BR/>. Atendendo a que o modelo de avaliação é tecnicamente medíocre;<BR/><BR/>. Atendendo a que o modelo de avaliação é leviano nos prazos que impõe;<BR/><BR/>. Atendendo a que o modelo de avaliação contém critérios subjectivos;<BR/><BR/>. Atendendo a que há divergências jurídicas sérias relativas à legitimidade deste modelo;<BR/><BR/>. Atendendo a que o Conselho Executivo e os Coordenadores de Departamento foram democraticamente eleitos com base nas funções então definidas para esses órgãos;<BR/><BR/>. Atendendo a que este processo, a continuar, terá que ser desenvolvido pelos anunciados futuros Conselhos de Escola, Director escolhido por esse Conselho, e pelos Coordenadores nomeados;<BR/><BR/>. Nós, professores do Departamento de Línguas, da Escola Secundária D. Maria II, não reconhecemos legitimidade democrática a nenhum dos órgãos da escola para darem continuidade a um processo que extravasa as funções para as quais foram eleitos;<BR/><BR/>. Mais consideram que:<BR/><BR/> . Por uma questão de dignidade e de solidariedade profissional, devem, esses órgãos, suspender, de imediato, toda e qualquer iniciativa relacionada com a avaliação;<BR/><BR/> . Caso desejem e insistam na aplicação de tão arbitrário modelo, devem assumir a quebra do vínculo democrático e de confiança entre eles próprios e quem os elegeu, tirando daí as consequências moralmente exigidas.Orlando Bragahttps://www.blogger.com/profile/16891839091944416605noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-45467480538492096382008-03-10T11:51:00.000+00:002008-03-10T11:51:00.000+00:00entao e se os professores universitarios tivessem ...entao e se os professores universitarios tivessem esse tipo de avaliação? isso é que seria uma grande medida sim senhor. desculpem la, mas ao contrario do secundario, na universidade sao raros os "bons" professores, a maior parte (pelo menos no ist) são investigadores "obrigados" a dar aulas e sem receberem qualquer formação pedagogica para isso. porque ninguem fala ou se preocupa com este assunto é para mim um grande misterio ainda.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-62908899334258375872008-03-09T21:03:00.000+00:002008-03-09T21:03:00.000+00:00eu também gostava de entender que tipo de proposta...eu também gostava de entender que tipo de proposta têm para a avaliação, ou melhor cheguei a pensar que eles tinham alguma, até ter ouvido um exmo. do sindicato dizer que "professor é para avaliar e não para ser avaliado" . depois desta manifestação de ... não posso dizer aqui qual a palavra que melhor se adequa, parece-me que só tem mesmo é que ser avaliadosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-48595166227715398982008-03-09T12:19:00.000+00:002008-03-09T12:19:00.000+00:00Daniella,Eu recordo com muito carinho os bons prof...Daniella,<BR/><BR/>Eu recordo com muito carinho os bons professores que tive. E foram vários. Tive poucos professores maus.<BR/><BR/>Gostava que os bons se distinguissem dos maus. Os bons merecem recompensa pelo seu trabalho; e não gosto que os maus continuem a ser professores (e se penso que o salário deles é pago com o dinheiro dos meus impostos...)<BR/><BR/>Recentemente, ao acompanhar a evolução escolar dos meus sobrinhos, tive a oportunidade de encontrar novamente bons e maus professores. Não hesitei em elogiar publicamente os bons. Mas quando foi necessário denunciar um mau professor, percebi as técnicas de encobrimento do Conselho Directivo da escola.<BR/><BR/>Muitas vezes o actual sistema de gestão escolar facilita o encobrimento. Não admira que os maus professores tenham medo de mudanças no sistema de gestão escolar assim como no sistema de avaliação.<BR/><BR/>Só admira mesmo é que os sindicatos alinhem com as preocupações dos professores medíocres.Marco Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/17869587541406850153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-71431553494068103692008-03-09T11:06:00.000+00:002008-03-09T11:06:00.000+00:00Ao que parece a questão não é a dos professores es...Ao que parece a questão não é a dos professores estarem contra a avaliação, porque sempre foram sujeitos a tal. Mais uma vez, o que que estará em causa será não só a forma atabalhoada, as medidas avulsas, os avanços e recuos, as informações mal orientadas veiculadas pela tutela, como também a injustiça nos critérios utilizados entre os professores que investem na escola e nos alunos, e os que também não. Neste caso talvez se justificasse a aplicação de "dois pesos e duas medidas".<BR/>Quanto aos sindicatos, que "desinteressado" benefício trazem à sociedade?<BR/>Mas isto é a gente a falar, claro...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-70323488879510866292008-03-09T11:03:00.000+00:002008-03-09T11:03:00.000+00:00"Em qualquer empresa normal os bons são promovidos..."Em qualquer empresa normal os bons são promovidos, os menos bons são estimulados a desenvolver competências e os maus ou medíocres são convidados a sair."<BR/><BR/>Será que em Portugal a realidade funciona assim????<BR/><BR/>Como alguma coisa, seja ela qual for, pode melhorar se aqui se perde tanto tempo com consultas, debates e discussões...<BR/>Alguma vez alguém partiu para acção?<BR/>E quanto aos professores nem consigo contar os bons que conheci de tão poucos que eles são, no entanto posso contar os bêbados, os agressivos, os vingativos e os brutos...<BR/>Não se ofendam por favor, realmente existem bons professores que se preocupam com aluno mas de que vale se não sabem como leccionar, como ajudar e ainda mais demoram tanto para ajudar que o ano lectivo acaba e mais um ano está perdido?!<BR/>Desculpem o meu desabafo...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-60874538007231538222008-03-08T15:46:00.000+00:002008-03-08T15:46:00.000+00:00Em qualquer empresa normal os bons são promovidos,...Em qualquer empresa normal os bons são promovidos, os menos bons são estimulados a desenvolver competências e os maus ou medíocres são convidados a sair.<BR/><BR/>Porque é que com os professores não se deve aplicar esta regra?<BR/><BR/>Na prática, com estes protestos o sindicato dos professores que defende apenas os interesses dos professores mediocres e maus (eles são os que têm bons motivos para ter medo da avaliação). Os professores bons naturalmente que nada têm a temer pelo facto de serem avaliados.<BR/><BR/>Que raio de sindicato é este que parece viver deslocado da realidade e das necessidades do país?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6566664.post-65541859711093681342008-03-08T14:49:00.000+00:002008-03-08T14:49:00.000+00:00Estou de acordo com as dúvidas levantadas sobre a ...Estou de acordo com as dúvidas levantadas sobre a eventual legítima razão dos professores nos protestos.Penso que a ministra deve ser ajudada por todos nós, a fazer melhor, aquilo que TINHA de ser feito. Protestos desta magnitude não vão ajudar a melhorar o ambiente entre todas as partes do processo. Bom ambiente é o que todos precisamos, não poluição. Até parece que a ministra congelou salários a alguém. Bom se o tivesse feito...imagino o que então não fariam...Alexandre Nunohttps://www.blogger.com/profile/04227391416494154091noreply@blogger.com