quarta-feira, 30 de novembro de 2005

O primeiro dia do resto da tua vida

Pouco antes das 11 da manhã, um enfermeiro entra na sala de espera e chama: "O senhor Marco Oliveira?!..." "Sou eu!" "O seu filho está no berçário. Você pode entrar. Os restantes familiares apenas podem ver do outro lado do vidro."


Não há que enganar; àquela hora da manhã só lá está um único bebé. Tem umas bochechas enormes e por vezes chora bem alto. Do outro lado do vidro os meus pais babam-se a olhar o novo neto. Também eu o contemplo demoradamente. E sinto novamente aquela estranha sensação de mortalidade e imortalidade. Mortalidade porque de alguma forma o meu filho deve ocupar o meu lugar; imortalidade parece que a minha vida se prolonga nele. A sensação não é nova; há dois anos tinha passado pelo mesmo.

Pego nele ao colo. Sinto-lhe o cheiro. Que criatura frágil! Sussurro-lhe uma oração bahá'í para crianças: "Ó Deus, guia-me, protege-me, ilumina a lâmpada do meu coração, e faz de mim uma estrela brilhante. Tu és o grande e o poderoso." Volto a pousá-lo no berço. Tiro as primeiras fotos, com cuidado para não o apanhar de olhos abertos.

Levam-no para junto da mãe, que recupera da anestesia. O cheiro e o calor da mãe parece acalmá-lo. É altura de fazer telefonemas e envias SMS's. Horas mais tarde cabe-me o privilégio de lhe dar o primeiro biberão. Faz umas caras estranhas com o sabor daquele suplemento; mas acaba por beber.

Ao longo a tarde sucedem-se os SMS’s e os telefonemas e chega um ramo de flores da minha empresa. O nascimento de uma criança deixa muita gente feliz. É altura de ir buscar o mais velho ao colégio e apresentá-lo ao irmão. Há expectativa sobre a possível reacção dele, mas o cansaço é mais forte que a curiosidade. O dia na escola foi longo e ele quer voltar para casa e jantar. Amanhã encontrar-se-ão de novo.

Encontro de Irmãos
Agora estão os dois a dormir. O mais velho em casa; o mais novo, na maternidade.

Foi assim. O primeiro dia do resto da vida do David.

20 comentários:

  1. Parabéns, Marco.
    Prepara-te porque, falo por experiência própria, a confusão, as dores de cabeça e a falta de paciência vão pelo menos duplicar. Mas vale bem a pena, acredita. Porque as bençãos da paternidade essas triplicam ou quadriplicam.
    Já agora, David é um nome bem escolhido... (bem vindo ao clube, rapaz).
    Que Deus vos abençoe.

    Anonymous #2

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Marco e para o resto da família.
    Felicidades para opequeno David.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. parabens,
    depois da primeira vez um tipo pensa que se habitua, que ja sabe o que o espera... surpresa, la vamos nos outra vez :)

    Se bem compreendi, o pai não pode assistir e acompanhar a mae durnate o parto?

    ResponderEliminar
  4. Marco, a tua descrição de sentimentos foi tão linda que até as lágrimas me chegaram aos olhos. Na realidade a nossa vida perpetua-se neles e, naquele momento, eles iniciam a sua caminhada. Que Deus o proteja e a vida seja bela. Que linda a foto com o irmão! Apesar de cansado deve ter ficado a pensar como é que teria sido possível sair um bébé assim da barriga da mãe! Beijokas para vocês todos neste momento de felicidade.

    ResponderEliminar
  5. Marco, Muitos Parabéns. Desejo as maiores felicidades para toda a família. Que o pequeno David seja uma estrela na vida.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade: o nascimento de uma criança deixa muita gente feliz!

    Bem-vindo, David!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Marco. um abraço e dois beijos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, amigo! Extensíveis a toda a família, claro!

    ResponderEliminar
  9. Gente boa,
    Obrigado a todos pelas vossas felicitações.
    Anonymous #2: David foi o nome escolhido pela minha mulher. Gostei da escolha; afinal é nome de uma importante personagem bíblica.
    Eufigéno: Somos três homens em casa, é verdade. Mas a verdade é que a minha mulher vale por três, e consegue ter pulso na situação.
    António: preferi não assistir ao parto. Provavelmente ia desmaiar, e nestas ocasiões não convém distrair os médicos das suas tarefas.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns aos pais, ao irmão e, acima de tudo, ao novo ser, a nova criança, que acabou de colocar mais um marco na vida deste planeta.
    Parabéns e Felicidades. Eugénio Almeida

    ResponderEliminar
  11. E eis que eu vinha na A23 quando soube da feliz notícia; dei os parabéns ao pai, claro, sabia que era o Marco, tinha visto o nome no pequeno visor no desgraçado do tmn, mas como vinha de óculos escuros e a apreciar a paisagem lindíssima da neve na Estrela, não me apercebi que havia um segundo nome... embora aquela voz..., bom lá dei os parabéns, perguntei o nome, desejei felicidades para os dois e, fiquei a matutar..., mas então a Sónia não era para ter o bebé só para meio de janeiro...?
    Só quando parei o carro e troquei os óculos é que vi que quem estava de PARABÉNS era o Marco Oliveira, o Bahá'í, e não o meu outro amigo Marco Geraldes, o ainda não Bahá'í.
    Ou seja há que tirar ilações deste episódio:
    1º Não se deve tentar adivinhar através dos óculos escuros;
    2º Não se deve confiar na tmn;
    3º Se não estou a utilizar o kit mãos livres - esse só tenho da Vodafone, e estava com o telélé a reparar -, não se deve falar e conduzir;
    4º O meu amigo Marco Oliveira merece mais atenção do que aquela que eu lhe dispensei ao telefone.

    Um grande abraço, rapaz, para ti e para a mãe que teve o trabalho todo e tu agora limitas-te só a receber os louros.
    Para a mãe do nóvel David recebe as bençãos Bahá'ís, que eu te possa mandar, juntamente com esta imagem maravilhosa da Serra da Estrela coberta com o seu mais mais encantador manto de inverno.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. os meus sinceros parabéns!! muitas, mas mesmo muitas felicidades! :)

    ResponderEliminar
  13. Grande Marco! Muitos parabéns a ti e à tua mulher. Melhor do que ser pai é ser duas vezes pai.

    ResponderEliminar
  14. "Puxa vida!É a cara do pai!"

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  15. Marco

    Um abraço grande de PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  16. «Enfim duma escolha faz-se um desafio
    Enfrenta-se a vida de fio a pavio
    Navega-se sem mar, sem vela ou navio
    Bebe-se a coragem até dum copo vazio

    E vem-nos à memória uma frase batida
    Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida»

    Sérgio Godinho

    ResponderEliminar
  17. Votos de Felicidade para o David e os meus Parabéns aos pais babados.

    ResponderEliminar