
Ricardo Lumengo nasceu em Lussenga, Angola, em Fevereiro de 1962. Em 1979, o seu activismo estudantil valeu-lhe a perseguição política por parte do regime angolano. Emigrou para a Suíça onde pediu asilo político. Posteriormente foi-lhe concedido estatuto de refugiado e autorização de residência permanente.
Licenciado em Direito e membro do Partido Socialista do cantão de Berna, Ricardo Lumengo obteve cidadania suíça em 1997. Em 2004 e 2006 foi eleito para o conselho do cantão de Berna e nas eleições federais do passado mês de Outubro tornou-se o primeiro africano a ser eleito para o parlamento suíço.
Quantos Ricardo Lumengo existem em Portugal?
-------------------------------------------
A LER:
Angolano foi eleito para o Parlamento suíço (DN)
Ricardo Lumengo, premier Noir élu à l’Assemblée suisse (Afrik.com)
There is tension in the air, says first black MP as Swiss take a turn to the right (The Times)
Honestamente não quero - nem é meu feitio isso - me colocar em bicos de pés (até porque não fui o primeiro a dar notícia desta eleição que muito honra os imigrantes não-brancos, em geral e os angolanos, em particular, soube-o primeiro por via e-mail e confirmado num artigo cabo-verdiano) mas em tempo oportuno - Outubro passado - coloquei no blogue esta informação que foi citada (mas esquecida a fonte) um dia depois na RTP-África e só hoje na portuguesa SIC com a tomada de posse do deputado (antes tarde que nunca, ainda mais quando são vistos em Angola, pelo cabo, ou talvez por isso mesmo).
ResponderEliminarO Marco faz bem em relembrar este feito: ser o primeiro não-branco a ser eleito para o parlamento suiço onde já começa a singrar uma certa "hostilidade" aos imigrantes. Para si o meu bravo.
Para os órgãos informativos o meu lamento.
Cumprimentos
Eugénio Almeida
Eugénio,
ResponderEliminarEu só ontem é que vi esta notícia na TV. Tenho pena que não tenha merecido mais destaque.
Sem dúvida, é uma notícia que merece destaque. Vamos torcer para que sua atuação se torne uma grande conquista para a Suíça e que outros exemplos como este se repitam.
ResponderEliminarAlguns "não-brancos" que passaram pelo nosso parlamento:
ResponderEliminar- Narana Coissoró
- Fernando Ká
- Helder Amaral
Na politica encontramos ainda o António Costa (origem goesa) e o Roberto Carneiro.
Estes são só alguns que me lembrei assim de repente.
Caro Senhor M.Oliveira
ResponderEliminarcreio que este blog lhe pode interessar: http://nucleargmo.blogs.sapo.pt/
Com os cumprimentos
JS
A todos os que demonstraram interesse pela campanha do Dia dos Direitos Humanos, no post de hoje do blog poderão encontrar mais detalhes sobre o tema.
ResponderEliminarConto convosco!
Obrigado.