quinta-feira, 30 de setembro de 2004

A Baía de Haifa

Ainda a propósito da presença de Bahá'u'lláh na Terra Santa, achei interessantes as seguintes palavras atribuídas a 'Abdu'l-Bahá, e a comparação entre as imagens.

A Baia de Haifa, numa foto do início do século XX
Em Fevereiro de 1914, um Bahá'í que visitava 'Abdu'l-Bahá na Terra Santa, conversou demoradamente com o Mestre. De acordo com os seus apontamentos de viagem, quando contemplavam a baia de Haifa, 'Abdu'l-Bahá teria dito:

(...) No futuro, por toda a distância que separa 'Akká e Haifa, haverá construções e as cidades unir-se-ão, apertarão as mãos e tornar-se-ão extremos de uma poderosa metrópole… Esta grande baía semicircular será transformada no mais belo porto do mundo, no qual navios de todas as nações procurarão abrigo e refúgio…Indústrias serão fundadas e várias instituições filantrópicas serão criadas. As flores da civilização e cultura de todas as nações serão trazidas aqui para unir as suas fragrâncias e preparar o caminho para a fraternidade dos homens. Jardins maravilhosos, pomares, parques e alamedas serão feitos por toda a parte. À noite, a grande cidade será iluminada por electricidade. A baía inteira de 'Akká a Haifa será uma vereda de luz... O próprio Monte Carmelo, do cume até à base será submerso num mar de luzes...

Sem comentários: