quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Casamentos inter-religiosos ou inter-culturais ?

Sobre as declarações polémicas do Cardeal Patriarca de Lisboa, aqui ficam os vídeos ilustrativos do que se passou.





Penso que há um grande equívoco nas declarações do Cardeal Patriarca. Diria que existe muito mais tensão nos casamentos inter-culturais do que nos casamentos inter-religiosos. Conheço alguns casais em que apenas um dos cônjuges é muçulmano, e nunca percebi que a religião fosse motivo de discórdia entre eles. E também conheço diversos casais cujos conjugues possuem a mesma religião, mas provêm de culturas diferentes, e entre eles são muitas as coisas que provocam dificuldades e atritos entre os dois.

Mas se houve uma gaffe nas palavras do Cardeal, foi quando ele deu a entender que os muçulmanos que vivem em Portugal são todos emigrantes (“... a primeira vez que vá ao país dele...”). Na verdade, existem imensos muçulmanos portugueses, cujas famílias oriundas de Moçambique ou da Guiné, há muito se encontram em Portugal, e estão totalmente integrados na sociedade portuguesa. Alguns deles até combateram com o Exército português durante a guerra do colonial. Serão menos portugueses só porque são muçulmanos?

--------------------------
A coisa teve eco na imprensa internacional:
Portuguese cardinal warns about Muslim marriages (IHT)
Cardenal de Portugal aconseja mujeres no casarse con musulmanes (Reuters)
Se marier à un musulman: "un tas d'ennuis", selon le cardinal de Lisbonne (La Croix)

1 comentário:

Anónimo disse...

Declarações infelizes de alguém (até se chegou a falar na possibilidade do senhor vir a ser papa)que deveria ponderar melhor as suas palavras.
Parece que está definitivamente aberta a "guerra de civilizações"!