sábado, 21 de agosto de 2010

A força da Religião


"O que torna as religiões virtualmente indestrutíveis é que oferecem aos adeptos uma âncora identitária duradoura. Em diversas etapas da História, outras solidariedades mais recentes, mais «modernas» - a classe, a nação – pareceram prevalecer. Mas foi a religião que até agora teve a última palavra. Pensava-se que era possível expulsá-la da esfera pública para a acantonar nas fronteiras do culto. Mas ela revela-se difícil de acantonar, difícil de domar e impossível de desenraizar. São precisamente aqueles que a destinavam ao museu da história que foram prematuramente relegados para este. Entretanto, a religião mostra-se próspera, conquistadora, por vezes até invasora."



Não escondo o meu fascínio por este livro de Amin Maalouf. Uma das razões desse fascínio é a enorme proximidade entre as suas ideias e os ensinamentos de Bahá'u'lláh, o fundador da Fé Bahá’í. Sobre a importância da religião, aqui ficam algumas palavras de Bahá'u'lláh.
"A religião é, em verdade, o instrumento principal para o estabelecimento da ordem no mundo e da tranquilidade entre seus povos. O enfraquecimento dos pilares da religião tem fortalecido os insensatos, tornando-os mais audazes e mais arrogantes. Verdadeiramente digo: Quanto maior o declínio da religião, mais penosa se torna a desobediência dos ímpios. Isso não pode levar, afinal, senão ao caos e confusão."

Epístolas de Bahá'u'lláh, KALIMÁT-I-FIRDAWSÍYYIH

"A religião de Deus e Sua lei divina são os mais poderosos instrumentos e os mais seguros de todos os meios para o alvorecer da luz da unidade entre os homens. O progresso do mundo, o desenvolvimento das nações, a tranquilidade dos povos, e a paz de todos os que habitam na terra, figuram entre os princípios e preceitos de Deus."
Epístolas de Bahá'u'lláh, ISHRÁQÁT - Esplendores

Sem comentários: