quinta-feira, 5 de maio de 2011

25º Aniversário do Templo Bahá’í da Índia

Mais de 400 pessoas - incluindo membros do Governo Indiano, diplomatas e representantes de organizações não-governamentais - estiveram presentes no Templo Bahá’í de Nova Deli, numa festa que assinalava o 25 º aniversário da sua inauguração. Após os discursos e apresentações no Centro de Informações do Templo, os convidados participaram num serviço especial na Casa de Adoração que incluiu orações pelo coro de crianças da Escola de Gwalior Little Angels.

"Quando estou neste maravilhoso ambiente do templo Bahá’í", disse na reunião o ex-presidente da Índia, Dr. A.P.J. Kalam, "vejo ao meu redor harmonia no pensamento, harmonia na acção e harmonia em todos os sentidos da vida." Descrevendo a Casa de Adoração como "um templo de paz, um templo de felicidade e de um templo da espiritualidade", o Dr. Kalam felicitou a comunidade Bahá’í pelos seus esforços na erradicação de preconceitos, desarmonia e conflitos na sociedade. "Uma das grandes missões deste templo da harmonia é transmitir a mensagem de dar e dar a toda a humanidade", acrescentou.




UMA "ESTRUTURA ICÓNICA"

O Templo Bahá'í, popularmente conhecida como o "Templo de Lótus", é um dos monumentos mais visitados na Índia. Concluído em 1986, tem recebido uma média de 4,3 milhões de visitantes por ano - de todas as nações, religiões e estilos de vida.

Kumari Selja, Ministra Indiana da Cultura, descreveu a Casa de Adoração como "certamente uma das muitas facetas que tornam a Índia incrível." "O próprio templo representa uma estrutura icónica reflectindo a verdadeira essência e o carácter cultural da nossa grande nação que tem recebido pessoas de todas as religiões e as abrigou", afirmou a Sra Selja.

"Assim como o lótus que floresce puro acima das águas turvas, também nós podemos superar as diferenças de casta, credo, classe, comunidade, nacionalidade e género e colocar em prática os nossos esforços para tornar o mundo num lugar bonito", acrescentou.


O ex-presidente da Índia falando durante a celebração


HARMONIA COMUNITÁRIA

A promoção da harmonia comunitária como o principal objectivo da comunidade Bahá’í foi o tema central da intervenção de Nazneen Rowhani, Secretária da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís da Índia. "Embora o edifício do templo seja dedicado à adoração de Deus", afirmou a Sra. Rowhani, "não deve divorciar-se das áreas sociais, humanitárias, educacionais e científicas que são o garante do sustento para os pobres, conforto para os enlutados e educação para aqueles que sofrem de falta dela".

O Ministro Indiano do Turismo, Subodh Kant Sahai, destacou na sua mensagem as actividades sociais e educacionais dos Bahá’is. "Como contribuição para o avanço da sociedade indiana", escreveu, "a Casa de Adoração Bahá'í serve de local para actividades tais como a formação espiritual e moral de crianças e jovens, como também reuniões onde os adultos estudam sistematicamente os princípios espirituais e a sua aplicação na vida diária. "

"A Casa de Adoração simboliza a Índia", escreveu o Sr. Sahai, "combinando os valores eternos e universais, com uma abordagem prospectiva. " Estão previstos eventos ao longo do ano em todos os estados da Índia para comemorar o 25 º aniversário da Casa de Adoração.

Alguns dos 400 convidados presentes no festa dos 25 anos do Templo Bashá'í de Nova Deli

Sem comentários: