"Quando estou neste maravilhoso ambiente do templo Bahá’í", disse na reunião o ex-presidente da Índia, Dr. A.P.J. Kalam, "vejo ao meu redor harmonia no pensamento, harmonia na acção e harmonia em todos os sentidos da vida." Descrevendo a Casa de Adoração como "um templo de paz, um templo de felicidade e de um templo da espiritualidade", o Dr. Kalam felicitou a comunidade Bahá’í pelos seus esforços na erradicação de preconceitos, desarmonia e conflitos na sociedade. "Uma das grandes missões deste templo da harmonia é transmitir a mensagem de dar e dar a toda a humanidade", acrescentou.
UMA "ESTRUTURA ICÓNICA"
O Templo Bahá'í, popularmente conhecida como o "Templo de Lótus", é um dos monumentos mais visitados na Índia. Concluído em 1986, tem recebido uma média de 4,3 milhões de visitantes por ano - de todas as nações, religiões e estilos de vida.
Kumari Selja, Ministra Indiana da Cultura, descreveu a Casa de Adoração como "certamente uma das muitas facetas que tornam a Índia incrível." "O próprio templo representa uma estrutura icónica reflectindo a verdadeira essência e o carácter cultural da nossa grande nação que tem recebido pessoas de todas as religiões e as abrigou", afirmou a Sra Selja.
"Assim como o lótus que floresce puro acima das águas turvas, também nós podemos superar as diferenças de casta, credo, classe, comunidade, nacionalidade e género e colocar em prática os nossos esforços para tornar o mundo num lugar bonito", acrescentou.
O ex-presidente da Índia falando durante a celebração
HARMONIA COMUNITÁRIA
A promoção da harmonia comunitária como o principal objectivo da comunidade Bahá’í foi o tema central da intervenção de Nazneen Rowhani, Secretária da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís da Índia. "Embora o edifício do templo seja dedicado à adoração de Deus", afirmou a Sra. Rowhani, "não deve divorciar-se das áreas sociais, humanitárias, educacionais e científicas que são o garante do sustento para os pobres, conforto para os enlutados e educação para aqueles que sofrem de falta dela".
O Ministro Indiano do Turismo, Subodh Kant Sahai, destacou na sua mensagem as actividades sociais e educacionais dos Bahá’is. "Como contribuição para o avanço da sociedade indiana", escreveu, "a Casa de Adoração Bahá'í serve de local para actividades tais como a formação espiritual e moral de crianças e jovens, como também reuniões onde os adultos estudam sistematicamente os princípios espirituais e a sua aplicação na vida diária. "
"A Casa de Adoração simboliza a Índia", escreveu o Sr. Sahai, "combinando os valores eternos e universais, com uma abordagem prospectiva. " Estão previstos eventos ao longo do ano em todos os estados da Índia para comemorar o 25 º aniversário da Casa de Adoração.
Alguns dos 400 convidados presentes no festa dos 25 anos do Templo Bashá'í de Nova Deli
Sem comentários:
Enviar um comentário