quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Nova Deli: Seminário aborda fim da Violência contra Crianças

Acabar com os maus-tratos e abusos contra crianças é um desafio global que deve ser abordado com urgência. Este foi um dos principais temas de um recente seminário intitulado "Acabar com a Violência contra Crianças", realizada nos arredores da Casa Bahá'í de Adoração, em Nova Deli (Índia).

"A protecção das crianças contra a violência exige prioridade de acção," declarou Dora Giusti - uma especialista em protecção à criança da UNICEF na Índia. "É necessária uma abordagem multi-facetada para construir um ambiente protector para as crianças."

O seminário em 22 de Novembro foi organizado para assinalar a Semana Nacional da Harmonia Comunitária, a celebração do Dia Mundial de Oração e Acção pelas Crianças, e para marcar 20 anos da adesão da Índia à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. O evento foi patrocinado pela Comunidade Bahá'í da Índia, em associação com a Fundação Nacional para a Harmonia Comunitária, a Secção da Rede Global de Religiões para as Crianças do Norte da Índia, e da Aliança para os Direitos da Criança da Índia.

Entre os participantes encontravam-se representantes do governo, organizações não-governamentais, académicos, estudantes e jornalistas, juntamente com as famílias das regiões de Gujarat e Assam. Entre os temas abordados estavam a punição corporal, as políticas e processos para a protecção das crianças, e as causas subjacentes da violência na sociedade de hoje.

Shanta Sinha, Presidente da Comissão Nacional para a Protecção dos Direitos da Criança, enfatizou a necessidade de construir uma cultura de não-violência, se se pretende abordar a questão a longo prazo. Vinay Srivastava, professor de antropologia da Universidade de Deli, concordou, acrescentando que, enquanto os pais, educadores e cuidadores precisam de olhar para suas próprias atitudes e comportamentos para com as crianças, também deve haver estudos feitos para tratar a cultura da violência na sociedade e quais as estruturas que precisam de mudar.

"Um conceito essencial para o progresso nesta área é o de tutela, disse Farida Vahedi, director do Escritório Bahá'í Indiano de Relações Públicas, reconhecendo que "a cada criança nasce neste mundo como uma relação de confiança de toda a humanidade."

"Só quando o direito das crianças à educação espiritual, nutrição, saúde, habitação e segurança são assegurados é que elas podem vir a assumir a sua responsabilidade de trabalhar para o progresso da humanidade e do desenvolvimento", disse Vahedi.

-----------------------
FONTE: In New Delhi, seminar explores ending violence against children (BWNS)

Sem comentários: