terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um idoso isolado numa prisão iraniana

Em Outubro do ano passado referi neste blog a história de um cidadão iraniano com 85 anos de idade, Mohammad Hussein Nakha'i que fora condenado a 3 anos de prisão por ser membro da comunidade Bahá’í.

Ontem o site Iran Briefing dava conta que o Sr Nakha’i - que se encontra detido desde Maio de 2012 na prisão de Birjand - está agora proibido de receber visitas e chamadas telefónicas. A informação baseia-se num relatório da Human Rights Activists News Agency (HRANA) que acrescenta que as autoridades não apresentaram qualquer justificação para estas medidas.

Devido à sua idade, o Sr. Nakha’i necessita de constantes cuidados médicos. Todos os seus familiares - que residem em Teerão - encaram a sua situação com enorme preocupação e angústia.

Recorde-se que o Sr. Nakha’i foi acusado de fazer propaganda contra o regime e de ser membro da Comunidade Bahá’í. Um tribunal revolucionário condenou-o a 3 anos de prisão. Durante os primeiros anos da República Islâmica, o sr. Nakha'i já tinha cumprido uma pena de cinco anos na prisão de Gonbad, devido à sua religião.

---------------------------
FONTES:
85 years old Baha’i prisoner banned of visit and phone call (Iran Briefing)
85 years old Baha’i prisoner banned of visit and phone call (HRANA)

Sem comentários: