terça-feira, 17 de junho de 2014

Quem é Jesus Cristo para os Bahá'ís?

Por Brent Poirier.


Quem é Jesus Cristo para os Bahá'ís? Um homem bom? Um mero profeta? Numa curta resposta: os Bahá’ís acreditam que Jesus é quem Ele diz ser.

Devemos ter em mente que quando tentamos entender Jesus - que é essencialmente divino - com as nossas limitadas mentes humanas, temos de ter cuidado para não O limitar a definições fáceis. Ao descrever a condição dos Mensageiros de Deus, os ensinamentos Bahá’ís afirmam:
Em todos os casos, Eles pronunciaram palavras que estava de acordo com os requisitos do momento, e atribuíram todas estas declarações a Si próprios, declarações que vão desde o domínio da Revelação divina ao reino da criação, e até do domínio da Divindade ao domínio da existência terrena. Assim é, que tudo o que seja a Sua palavra - quer pertença ao reino da Divindade, do Domínio, da Profecia, do Mensageiro, da Protecção, do Apostolado ou da Servidão - tudo é verdade, sem sombra de dúvida. (O Livro da Certeza, parágrafo 181)
A Bíblia refere-se a Jesus com muitos destes mesmos títulos e estatutos. Os versículos afirmam claramente o Seu Domínio, referindo-se também a Ele como o Senhor e como Mestre:
"Vós chamais-me 'o Mestre' e 'o Senhor', e dizeis bem, porque o sou." (João 13:13)

"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor." (Mateus 24:42)
Jesus Cristo é referido como um "profeta" nos versículos da Bíblia. Os Cristãos aceitam amplamente este versículo como uma promessa da vinda de Jesus Cristo no Pentateuco:
Christ II, por Robert Silvers
"Suscitar-lhes-ei um profeta como tu, dentre os seus irmãos; porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar." (Deuteronómio 18:18)

"Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa.»." (Mateus 13:57)

"Mas hoje, amanhã e depois devo seguir o meu caminho, porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém." (Lucas 13:33)

"E a multidão respondia: «É Jesus, o profeta de Nazaré, da Galileia." (Mateus 21:11)
Será que isto significa que Jesus é "apenas" um profeta? Continuemos a leitura. Jesus refere-Se a Si próprio como Filho do Homem:
Jesus ouviu dizer que o tinham expulsado e, quando o encontrou, disse-lhe: «Tu crês no Filho do Homem?» Ele respondeu: «E quem é, Senhor, para eu crer nele?" (João 9:35-36)
Os seguintes versículos da Bíblia referem-se a Jesus Cristo como um "Mensageiro", o "Mensageiro da Aliança":
Eis que Eu vou enviar o meu mensageiro, a fim de que ele prepare o caminho à minha frente. E imediatamente entrará no seu santuário o Senhor, que vós procurais, e o mensageiro da aliança, que vós desejais. Ei-lo que chega! -, diz o Senhor do universo. (Malaquias 3:1.)
Na Epístola aos Hebreus, S. Paulo refere-se a Jesus como um "apóstolo" e como o "Sumo-sacerdote":
"Por conseguinte, irmãos santos, participantes de uma vocação celeste, considerai Jesus como o Apóstolo e o Sumo-sacerdote da fé que professamos..." (Hebreus 3:1)
A própria Bíblia expressa a servidão e a humildade de Jesus. Em Isaías, Deus refere Jesus como "Meu servo", e Jesus confirmou que o versículo se refere a Ele:
"Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, que Eu preferi" (Isaías 42:1; Mateus 12:17-18 confirma que este versículo refere-se a Jesus.)
A Bíblia também refere Jesus como "Salvador":
"E o anjo disse-lhes:" ... Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. " (Lucas 2:10-11)
Então, quem é Jesus? De acordo com a Bíblia, Ele é o Filho do Homem, o Filho de Deus, Senhor, Profeta, Mensageiro, Mestre, Servo, Salvador, Apóstolo e Sumo-sacerdote. Assim, os versículos bíblicos acima citados demonstram a explicação de Bahá'u'lláh de que em diferentes circunstâncias os Manifestantes de Deus se identificam por diferentes nomes e condições - até mesmo a condição da Divindade:
Fosse algum dos reconhecidos Manifestantes de Deus declarar "Eu sou Deus!", Ele, na verdade, diria a verdade, e dúvida alguma haveria sobre isso. Pois tem sido repetidamente demonstrado que através da sua Revelação, dos seus atributos e nomes, a Revelação de Deus, o Seu nome e os seus atributos, se manifestam no mundo... (O Livro da Certeza, parágrafo 196)

-----------------------------------
Texto original em inglês: Who is Jesus Christ to Baha’is? (bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Brent Poirier nasceu numa família católica e frequentou o seminário, antes de se formar na Loyola Marymount University. Advogado de profissão, tem trabalhado em escolas de verão bahá'ís em várias funções, inclusive como bibliotecário.

Sem comentários: