sábado, 25 de julho de 2015

Quem acredita no Deus único?

Por Christopher Buck.


O leitor considera-se monoteísta? Monoteísmo é a crença num único Deus. Quais das principais religiões do mundo expressam essa crença? Ao responder a esta pergunta, a maioria das pessoas pensa nas chamadas "religiões abraâmicas": o Judaísmo, o Cristianismo e o Islão. Você sabia que há uma quarta religião abraâmica? Essa é a Fé Bahá'í.

"Quem disse isso?" poder-se-á perguntar. "Consegue provar isso?". Eu aceito o desafio. Aqui vamos.

O ilustre académico italiano Alessandro Bausani (1921-1988) defendeu essa ideia. E como começou a fama de Bausani? Ele traduziu todo o Alcorão do original em árabe para italiano. Além de ser um proeminente "orientalista", Bausani era Baha'i e foi membro da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís da Itália.

Só para complicar as coisas: você sabia que existem outras religiões monoteístas não-abraâmicas? Sim, existem; Não estou a brincar. A religião monoteísta mais conhecida, fora das religiões abraâmicas, é Zoroastrismo. É antiga, e é também uma religião moribunda, tal como o Samaritanismo.

Em dois grandes artigos sobre o monoteísmo, Bausani publicou uma tipologia única (ou classificação geral) sobre as religiões monoteístas. O seu primeiro artigo - um dos textos mais brilhantes que eu já li - intitula-se "Podemos ensinar o Monoteísmo? (Considerações Adicionais sobre a tipologia do Monoteísmo)" Na sua investigação excepcional, Bausani apresentou uma tipologia dos monoteísmos mundiais que propõe três categorias de crença num Deus único. O seu "esquema triplo" pode ajudar-nos a compreender a relação do Cristianismo com a sua religião mãe, o Judaísmo e a relação da Fé Bahá'í com a sua religião mãe, o Islão. Vejamos como Bausani descreve as suas três categorias:
  1. Monoteísmos Genuínos (primários: o Judaísmo e o Islão; secundários: o Cristianismo e a Fé Bahá'í);
  2. Monoteísmos Falhados (primário: Zoroastrismo; secundário: Maniqueísmo; arcaico: a reforma de Akhenaton);
  3. Para-Monoteísmos (Kabīrpanthīs, Dadhūpanthīs, Sikhs, Din-Ilahi de Akbar, etc.).
Em linguagem de leigos, isto significa o seguinte:

1. Judaísmo e Islão são "monoteísmos primários." Isso significa que ambos surgiram em mundos sociais politeístas, onde as pessoas acreditavam em mais de um deus. O Cristianismo e a Fé Bahá'í são "monoteísmos secundários." Isto significa que cada uma nasceu de uma religião "mãe" monoteísta. A tipologia de Bausani considera o Cristianismo como "filha" do Judaísmo. Da mesma forma, ele descreve a Fé Bahá'í como a "filha" do Islão.

2. Depois temos os "monoteísmos falhados." Anteriormente referi que o Zoroastrismo é hoje uma "religião moribunda". Penso que isso é o que Bausani pretende dizer. O Maniqueísmo, que surgiu num ambiente mais ou menos Zoroastriano, é um monoteísmo secundário falhado. Falhou porque já não tem seguidores. E o mesmo aconteceu à reforma de Akhenaton, uma fé "arcaica" de vida curta que apareceu no Egipto antigo.

3. A terceira categoria de Bausani - os "para-monoteísmos" - descreve as religiões que acreditam numa divindade suprema, mas de alguma forma reconhecem também outros deuses. O único exemplo conhecido, para uma audiência não especializada, é a religião Sikh, que surgiu numa sociedade do subcontinente indiano, onde o Hinduísmo e o Islão coexistiram, mas onde hindus e muçulmanos não tinham boas relações (de vez em quando ainda vemos isso na Índia de hoje).

Onde é que você se encaixa na tipologia de Bausani? Se você acreditar num Ser Supremo, então Bausani provavelmente considerá-lo um monoteísta primário ou secundário. É por isso que Bausani incluiu a Fé Bahá'í entre as religiões monoteístas do mundo; porque Baha'is acreditam firmemente na existência de um Deus:
Confirma, no âmago do teu coração, esse testemunho que Deus - por Ele e para Ele - pronunciou, de que não há outro Deus senão Ele, que tudo o que não é Ele foi criado por Sua ordem, foi formado pela Sua vontade, está sujeito à Sua lei, é como algo esquecido quando comparado com as evidências gloriosas da Sua unicidade, e nada é quando colocado face a face com as poderosas revelações de Sua unidade. (Bahá'u'lláh, Selecção dos Escritos de Bahá'u'lláh, XCIV)

------------------------------------------------------------
Texto original: Do You Believe in One God? (bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Christopher Buck (PhD, JD), advogado e investigador independente, é autor de vários livros, incluindo God & Apple Pie (2015), Religious Myths and Visions of America (2009), Alain Locke: Faith and Philosophy (2005), Paradise e Paradigm (1999), Symbol and Secret (1995/2004), Religious Celebrations (co-autor, 2011), e também contribuíu para diversos capítulos de livros como ‘Abdu’l-Bahá’s Journey West: The Course of Human Solidarity (2013), American Writers (2010 e 2004), The Islamic World (2008), The Blackwell Companion to the Qur’an (2006). Ver christopherbuck.com e bahai-library.com/Buck.

Sem comentários: