A foto seguinte foi tirada em 1903 por Helen Cobes, durante uma visita a 'Abdu'l-Bahá na Terra Santa. É das fotos mais curiosas conseguidas pelos primeiros peregrinos ocidentais.
Alguns dos primeiros Bahá'ís ocidentais que visitaram 'Abdu'l-Bahá na Terra Santa levaram consigo máquinas fotográficas. Nas fotos dessas primeiras peregrinações encontramos imagens de 'Akká, Haifa e Bahji. No entanto, não encontramos qualquer foto de 'Abdu'l-Bahá; provavelmente Ele queria que aqueles primeiros peregrinos centrassem as suas atenções em Bahá'u'lláh e não em Si próprio.
Em 1903, Helen Cobes foi tão insistente com 'Abdu'l-Bahá, que Ele acabou por dizer que apenas podia fotografar a Sua mão. De regresso aos Estados Unidos, a foto foi partilhada com alguns crentes; alguns chamaram-lhe "A Mão que segura o Mundo"
Naqueles tempos, os Baha'is Americanos que não podiam visitar 'Abdu'l-Bahá na Terra Santa, costumavam enviar fotografias suas para 'Abdu'l-Bahá. Nesta imagem é visível a foto de uma noiva, provavelmente uma dessas primeiras crentes americanas.
----------------------------------------
NOTA: "Dastam Begir, 'Abdu'l-Bahá" (Dá-me a tua mão, 'Abdu'l-Bahá) é o titulo de uma canção frequentemente entoada por bahá'ís iranianos.
2 comentários:
Só para deixar uma palavra: - gostei do post!
esta foto ''fala''...que Mestre o nosso, nao?
Enviar um comentário