domingo, 19 de outubro de 2008

À procura de soluções globais...

O presidente norte-americano e os dirigentes europeus chegaram sábado a acordo em Camp David sobre a realização de uma série de cimeiras face à crise financeira, a primeira das quais pouco após as presidenciais norte-americanas de 04 de Novembro.

Segundo um comunicado publicado pela Casa Branca, os presidentes norte-americano, George W. Bush, e francês, Nicolas Sarkozy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, concordaram abordar os outros dirigentes internacionais durante a próxima semana "com a ideia de começar uma série de cimeiras para responder às dificuldades com que se confronta a economia mundial".

Penso que é importante que essas cimeiras se realizem. Afinal se vivemos numa economia globalizada, cujos problemas exigem soluções (aspecto que tem sido referido por vários dirigentes europeus), então estas não podem ser encontradas apenas por Americanos e Europeus. É fundamental que países como o Brasil, a Índia, a Rússia e a China (cujas economias estão em franco crescimento) participem nestas cimeiras e possam falar com os parceiros europeus e americanos em pé de igualdade.

Se isso não acontecer, a pretendida «refundação» do sistema financeiro mundial não será verdadeiramente global.

------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Crise Financeira: Bush, Sarkozy e Barroso propõem uma série de cimeiras face à crise (LUSA)
Bush quer cimeira sobre crise financeira «num futuro próximo» (TSF)
Bush, Sarkozy e Barroso acertam série de reuniões sobre crise financeira (Globo.br)

Sem comentários: