sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fundamentalismo à solta!



Pelo menos seis Bahá'ís foram detidos ontem (15 de Janeiro) no Irão. As detenções ocorreram na sequência de rusgas a mais de uma dezena de residências de famílias Bahá'ís, nas quais foi foram confiscados computadores, fotos e diversos livros Baha’is.

Entre os detidos encontra-se a Sra Jinous Sobhani, que trabalhou como assistente para a Organização de Defesa de Vitimas de Minas e para o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, organizações fundadas por Shirin Ebadi.

Numa entrevista à CNN, a Sra Ebadi afirmou que Jinous Sobhani tinha sido dispensada das duas organizações após as rusgas que os agentes da autoridade efectuaram aos escritórios de Shirin Ebadi e terem encerrado os mesmos

"A detenção destas pessoas reflecte, não apenas a grave situação que os Baha’is enfrentam no Irão, mas também a situação geral dos direitos humanos naquele país", afirmou Diane Ali, a representante da Comunidade Internacional Baha’i junto das Nações Unidas em Genebra. "Tanto quanto sabemos estas pessoas foram detidas, principalmente, por serem baha’is".

Entretanto, outras fontes noticiaram a detenção de oito mulheres Baha’is na ilha de Kish, no golfo Pérsico. Essas mulheres teriam sido detidas sob a acusação de proselitismo Bahá’í, distribuição de literatura baha’is e tentativa de sedução de jovens muçulmanos.

E como se isto não fosse pouco, activistas de Direitos Humanos noticiaram que nove estudantes bahá'ís foram expulsos da Universidade de Kerman.



-----------------------------------------------
Fontes:
Six Baha'is arrested in Iran; one worked for Shirin Ebadi's rights organizations (BWNS)
Iranian authorities arrest Nobel laureate’s secretary (CNN)
Iran Arrests Five Members Of Baha'i Faith (Radio Free Europe)
IRAN: Arrest of Ms. Jinus Sobhani, a member of the Defenders of Human Rights Centre (Payvand)
Irán: laureada con el Nobel denuncia arresto de ex secretaria (Yahoo! – AP)
Baha'i : Mensenrechten-activiste aangehouden in Iran (Politics.be)
Iran laureate says her former secretary detained (Taiwan News)
Eight Baha’i women arrested in Iran (IranVNC)
Iranian media report Baha'i missionary arrests (CNN)

Sem comentários: