sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal: Comunidade Bahá'í de Viana do Castelo no terreno para entrar no Ano Novo com um país mais saudável

Viana do Castelo, 20 mar (Lusa) - Em vésperas de festejar a entrada no Ano Novo, a Comunidade Bahá'í de Viana do Castelo está hoje envolvida no projeto Limpar Portugal, para ajudar a construir um país com mais saúde, paz e tranquilidade.


"Para a Comunidade Bahá'í, todo o cuidado com o ambiente é pouco. Na realidade, cada um de nós é um elemento desta natureza. Se esta natureza está doente, nós vamos estar doentes também. Näo se poderá nunca conseguir paz e tranquilidade se todos os elementos da natureza näo estiverem em harmonia", referiu, à Lusa, Stella Rodrigues, membro daquela comunidade.

Para a Fé Bahá'í, o Ano Novo começa no dia 21 de março, com o equinócio da primavera.

"Vamos começar o ano com Portugal mais limpo e demos uma mäozinha para isso. Vamos todos entrar mais descansados", congratulou-se Stella Rodrigues.

Juntamente com escuteiros, caçadores e outros populares, a Comunidade Bahá'í de Viana do Castelo está hoje envolvida no projeto Limpar Portugal, passando a pente fino as lixeiras existentes nas praias de Castelo de Neiva, Chafé e Amorosa.

"Se o país está sujo, a responsabilidade é de todos nós, e por isso é também a todos nós que cabe limpar", referiu Ema Subtil, também membro da Comunidade Bahá'í.

A coordenadora em Viana do Castelo do projeto Limpar Portugal, Esmeralda Rodrigues, já se manifestou "chocada e incrédula" com a quantidade e diversidade de lixo abandonado furtivamente em matas e bermas de estrada do concelho.

"Fico em estado de choque. É inacreditável como as pessoas conseguem fazer este tipo de atentado à natureza, como elas se esquecem que fazem parte dessa mesma natureza", disse, à Lusa, Esmeralda Rodrigues.


Entulho da construçäo civil, como grandes pedaços de alcaträo, sanitas e outro material de casa de banho, cimento e blocos, mas também colchöes, brinquedos, pneus e bidöes säo alguns dos "adereços" que se encontram um pouco por todo o concelho, em autênticas lixeiras a céu aberto.

Inspirado numa iniciativa desenvolvida na Estónia em 2008, o "Limpar Portugal" destina-se a reunir num só dia milhares de pessoas para recolherem resíduos depositados ilegalmente em florestas e outras áreas de todo o país.

Na semana passada, já tinham sido identificados mais de 10 000 pontos de limpeza e o número de inscriçöes ultrapassava as 60 000, mas mesmo os cidadäos näo inscritos poderäo juntar-se aos grupos organizados nos seus concelhos.

O projeto tem o alto patrocínio do Presidente da República, que deverá participar em açöes de limpeza, à semelhança da ministra e do secretário de Estado do Ambiente.

VCP

Sem comentários: