quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Catalunha: Diálogo Inter-Religioso promove Objectivos do Milénio

Há muito que a Catalunha é palco de diversas iniciativas de diálogo inter-religioso, em que participam Baha'is, Budistas, Hindus, Judeus, Muçulmanos e Cristãos - Católicos Romanos, Evangélicos, Ortodoxos e Unitaristas. Uma dessas iniciativas foi uma reflexão sobre o contributo das religiões para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que 193 Estados membros da ONU e diversas organizações internacionais se comprometeram a atingir entre 2000 e 2015.

Fruto desta reflexão, foi agora publicado, pelo Centro da UNESCO na Catalunha, um livro intitulado Religiones y Objetivos del Milenio. A publicação também foi patrocinada pela Fundação para o Pluralismo e Coexistência; foram publicadas versões em catalão, espanhol e prevê-se que em breve seja publicada uma versão em inglês.

Lluis Cirera Font, membro da Comunidade Bahá’í e participante activo no Grupo de Diálogo Inter-Religioso, referiu o facto do livro reflectir os debates do Grupo durante dois anos de reuniões periódicas: “A ideia do livro começou a tomar forma quando decidimos debater os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e a contribuição das religiões para esses objectivos. Sem um espírito de diálogo sincero, de uma vontade de aprender e compreender os outros, de um diálogo aprofundado entre as pessoas de diversas origens, o livro não teria sido possível”.

PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS COMUNS

"O livro tenta reflectir a capacidade da religião para motivar as pessoas para a acção e superar as limitações e paralisia da vontade em um mundo que se afunda no hedonismo e no materialismo. Se os princípios espirituais que religião apresenta forem levados mais em conta por aqueles que tomam decisões, os resultados serão melhores e mais duradouros."

Outro elemento do livro é a inclusão de excertos relevantes de Sagradas Escrituras para a promoção do progresso social e económico. "Com este conjunto de citações, qualquer pessoa vai perceber que todos os povos, mesmo de diferentes origens religiosas, podem trabalhar juntos para objectivos comuns", acrescentou Cirera.

O livro inclui casos de estudo de boas práticas dentro das diferentes comunidades; estes exemplos pretendem inspirar crentes e leitores a dar o seu próprio contributo para o processo. Também se incluem depoimentos de líderes internacionais e representantes de cada comunidade.

"A cultura de paz e diálogo, assim como a vontade de trabalhar juntos para um desenvolvimento mais igualitário de toda a humanidade convergiram nesta publicação de uma forma emblemática", declarou Francesc Torradeflot, secretário do Grupo Inicial de Diálogo Inter-Religioso e membro do Centro UNESCO para a Catalunha.

"Também se apresenta um exemplo de coerência entre o nível local - o trabalho de diálogo inter-religioso do grupo de Barcelona - e ao nível global, com as contribuições internacionais líderes religiosos", acrescentou Torradeflot.

"As tradições religiosas e espirituais contribuem e podem continuar a contribuir efectivamente para o cumprimento dos ODM a nível local e global. Esta publicação é um exemplo de boas práticas que podem tornar-se um manual", disse ele.

A publicação tem sido muito bem recebido por diversas organizações religiosas e outras. A ordem das Carmelitas Vedrunas - da Igreja Católica - organizou várias sessões de formação baseadas no livro para freiras que trabalham em escolas com alunos de diferentes origens religiosas.

"Acredito que o diálogo inter-religioso deve servir para construir pontes entre as pessoas", disse Lluís Cirera Font. "Não é uma discussão sobre quem está certo em determinados assuntos que são por vezes demasiado complexos mas, uma ênfase nos aspectos essenciais que podem ser partilhados por todos e sobre os quais podemos construir algo.”

"Embora as respostas às preocupações espirituais possam ser diferentes - resultantes das condições históricas e sociais de cada período de tempo - basicamente o que impulsiona essas acções vem de uma única fonte, com a mesma origem. Na verdade, é uma fé comum", concluiu.

O livro encontra-se disponível para download neste link.

OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), surgiram a partir da Declaração do Milénio, adoptada pela Assembleia Geral da ONU, em Setembro de 2000, após a Cimeira do Milénio entre líderes mundiais.

A Declaração afirma que cada indivíduo tem o direito à dignidade, liberdade, igualdade, um padrão básico de vida que inclui a liberdade de fome e violência, e incentiva a tolerância e a solidariedade.

Os oito ODM são: erradicação da pobreza extrema e a fome; a realização do ensino primário universal; a promoção da igualdade de género e a capacitação das mulheres; a redução das taxas de mortalidade infantil; a melhoria da saúde materna; o combate ao HIV/SIDA, malária e outras doenças; a garantia de sustentabilidade ambiental; e o estabelecimento de uma parceria global para o desenvolvimento.

-----------------------
FONTE: Religions in Catalonia unite to promote global change (BWNS)

Sem comentários: