sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Irão: Advogado detido antes do julgamento dos Bahá'ís

Enquanto vários Bahá’ís iranianos aguardam julgamento por colaborarem com o BIHE - uma organização que proporcionava ensino superior a jovens Bahá’ís impedidos de frequentar as universidades do Irão - ficou agora a saber-se que o advogado que se preparava para os defender foi detido.

Abdolfattah Soltani, membro sénior de uma equipa jurídica que representa os Bahá’ís detidos, foi preso no passado sábado. O Sr. Soltani é co-fundador do Centro de Defensores dos Direitos Humanos juntamente com outros quatro advogados, incluindo a Prémio Nobel Shirin Ebadi. Recorde-se que este Centro foi encerrado em Dezembro de 2008, após uma rusga policial.

A Amnistia Internacional já apelou à libertação imediata do Sr. Soltani, descrevendo-o como “um dos mais destemidos defensores dos Direitos Humanos no Irão.

A Comunidade Bahá’í, através de Diane Ala’i, a sua representante junto das Nações Unidas, em Genebra, salientou que “um a um, os corajosos advogados iranianos estão a ser convocados e presos, ou têm que fugir do seu país.” E questionou: “Quais são exactamente os motivos para as autoridades iranianas efectuarem esta detenção, pouco antes dos seus clientes serem levados a tribunal?

Em Maio as autoridades iranianas realizaram rusgas em casa de 39 professores, funcionários e alunos do BIHE. Muitas outras pessoas foram detidas e posteriormente interrogadas; algumas foram libertadas. Sete pessoas permanecem detidas desde Maio e outras quatro foram detidas no início desta semana. A imprensa oficial continua a afirmar que o BIHE foi considerado ilegal pelo governo iraniano.

Não tem sido possível conhecer detalhes do processo legal em curso. “Não recebemos qualquer relatório formal com as acusações que lhes são feitas, salvo as indicações que os relacionam com assuntos de segurança nacional. Apesar de todos os esforços, os advogados apenas se conseguiram reunir com três dos detidos”, afirmou a Sra Ala’i.

“Apelamos a todos os governos, organizações e pessoas de boa vontade que façam tudo ao seu alcance para impedir o Irão de prosseguir com mais um atropelo à justiça”, acrescentou a Sra Ala’i.

---------------------
FONTE: Lawyer arrested ahead of trial of Baha'i educators (BWNS)

Sem comentários: