Bahá’u’lláh, o profeta fundador da Fé Bahá’í, afirmou ser o Mensageiro de Deus para este momento da história humana.
Além disso, declarou que ser o Prometido de todas as religiões, vindo para unir a raça humana e estabelecer o reino de Deus na Terra.
Como podemos determinar se essas afirmações são verdadeiras ou falsas?
Cristo definiu o padrão. Quanto ao aparecimento de falsos profetas, Ele disse: "Pelos seus frutos os conhecereis." - Mateus 7:16.
Então, para vossa consideração, aqui ficam sete frutos (ou provas) de que Bahá’u’lláh é um Profeta:
1. A beleza, a visão e o poder das Suas Escrituras. (Os pronomes "Eu", "Meu" e "Minha" referem-se a Deus.)
Ó Filho do Homem! Velado no Meu ser imemorial e na antiga eternidade da Minha essência, conheci o Meu amor por ti; por isso, te criei, gravando em ti a minha imagem e revelando-te a minha beleza. (Bahá’u’lláh, As Palavras Ocultas, do Árabe, #3)
Ó Filho do Ser! És a minha lâmpada e a Minha luz está em ti. Obtém dela o teu esplendor e não procures outro salvo Eu. Pois Eu criei-te rico e generosamente derramei o meu favor sobre ti. (Idem. #11)
Ó Filho do Espírito! Criei-te rico; porque te deixas cair na pobreza? Fiz-te nobre; porque te rebaixas? Da essência do conhecimento, Eu te dei existência; porque procuras a iluminação de alguém além de Mim? Do pó do amor, Eu te moldei; como te ocupas com outro? Volta o teu olhar para ti próprio, para que Me encontres dentro de ti, forte, poderoso e subsistindo por Mim próprio. (Idem. #13)
2. Os Seus Ensinamentos
Os ensinamentos Bahá’ís elevam a raça humana. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh centram-se em três princípios básicos: a unicidade de Deus, a unicidade da humanidade e a unicidade da religião.
Tem sido repetidamente provado que a unidade e a harmonia são benéficas. Bahá’u’lláh enfatizou a necessidade da unidade mundial. Somente a unidade mundial pode elevar a raça humana e guiá-la para a próxima fase de desenvolvimento: uma civilização espiritual global.
3. A Sua vida
Bahá’u’lláh aceitou voluntariamente sofrer uma intensa perseguição devido aos Seus princípios e ensinamentos. Nunca fugiu. Nunca vacilou.
Bagdade no séc. XIX. |
Ele nunca fez mal algum. Mas o clero muçulmano colaborou com os governos persa e otomano fazendo tudo o que fosse possível para tentar destruir o que eles sentiam ser uma heresia perigosa e em rápido crescimento, e suprimir e destruir os ensinamentos progressistas Bahá'ís.
Apesar da perseguição intensa, Bahá’u’lláh escreveu mais de cem volumes revelando o plano de Deus para a realização de uma paz universal duradoura.
4. O efeito da Sua vida e ensinamentos sobre os Seus seguidores
Durante a vida de Bahá’u’lláh, milhares de pessoas passaram por uma transformação espiritual que mudou drasticamente as suas vidas. Tal como Bahá’u’lláh, também foram condenados por heresia e foram duramente torturados e executados. Hoje, milhões de pessoas seguem os ensinamentos de Bahá’u’lláh.
5. As profecias que Ele fez
Alguns tornaram-se realidade; alguns estão-se a tornar hoje realidade. Aqui fica uma do passado. Bahá’u’lláh escreveu cartas aos governantes e aos líderes religiosos do Seu tempo. Entre eles, estava Napoleão III.
Bahá’u’lláh condenou o desejo de Napoleão pela glória militar e por se ter envolvido na Guerra da Crimeia. Aqui fica um excerto da Sua Epístola a Napoleão III, revelada em 1868:
Pelo que fizeste, o teu reino será lançado na confusão, e o teu império passará das tuas mãos, como castigo pelo que forjaste. (The Proclamation of Baha’u’llah, p. 20)Dois anos depois, na Batalha de Sedan, Napoleão sofreu a maior derrota da história militar até então. Foi feito prisioneiro, o seu Império entrou em colapso e a República Francesa foi estabelecida.
6. As profecias que Ele cumpriu
Bahá’u’lláh cumpriu inúmeras profecias existentes em todos os livros sagrados. Aqui está uma:
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Apocalipse 3:12)A partir desta profecia, torna-se evidente que Cristo não regressará com o mesmo nome. Será uma pessoa diferente, tal como Cristo era diferente de Moisés. Os Bahá’ís acreditam que Bahá’u’lláh cumpriu essas profecias e muitos outras de diversas religiões.
7. O crescimento global da Fé Bahá’í
A Fé Bahá’í está estabelecida em praticamente todos os países e em muitos territórios dependentes e departamentos ultramarinos. Os Bahá’ís residem em mais de 100 mil localidades. Cerca de 2100 tribos indígenas, raças e grupos étnicos estão representados na comunidade Bahá’í... A literatura Bahá’í está traduzida em mais de 800 idiomas. (The Baha’i World News Service)Estes são apenas alguns dos frutos da revelação de Bahá’u’lláh. Em menos de dois séculos, esta espalhou-se por todo o mundo e conquistou os corações e a imaginação de milhões. Os Seus ensinamentos avançados e progressistas, o seu acolhimento caloroso a todas as pessoas, e a sua visão profundamente espiritual da realidade contribuem para o funcionamento da Fé Bahá’í. Uma religião pode ter muitos ensinamentos e princípios universais maravilhosos - mas para que essa religião realmente funcione na prática, isso é poderoso, profundo e aumenta as provas de Bahá’u’lláh foi um Profeta.
Assim, se estiver interessado, investigue a vida e os ensinamentos de Bahá’u’lláh, leia as Suas palavras e decida por si próprio se as Suas afirmações são verdadeiras.
-----------------------------
Texto original: 7 Proofs of Baha’u’llah’s Mission (www.bahaiteachings.org)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marty Schirn é um Bahá’í de origem Judaica. Estudou psicologia e administração de empresas. Viveu em Chicago, onde trabalhou no jornal Chicago Tribune e como guia no Templo Bahá’í de Chicago. Actualmente, vive em Tucson, no Arizona (EUA)
Sem comentários:
Enviar um comentário