sábado, 29 de maio de 2004

Há 112 anos: "Apagou-se o Sol de Bahá"

Em Novembro de 1891 Bahá'u'lláh completara 75 anos de idade. Os últimos anos tinham sido mais tranquilos do que as décadas anteriores. Residia em Bahji, na Terra Santa. A Sua saúde física ressentia-se de acontecimentos vividos: envenenamento, espancamentos, torturas prolongadas na prisão de Teerão (o tristemente célebre Siyah-Chal) e dois anos na mais grandiosa prisão ('Akká).

A Sua esposa, Naváb, tinha falecido em 1886; no ano seguinte falecera o seu irmão e apoiante leal, Mirzá Musá.

Nesse ano de 1891, Bahá'u'lláh revelara a Sua última grande obra, a Epistola ao Filho do Lobo. Trata-se de um livro dirigido a um clérigo muçulmano responsável pela morte de dois bahá'ís, executados na cidade de Isfahan em 1878. Ao longo de várias páginas recorda vários acontecimentos do Seu ministério e revela novamente as epístolas dirigidas aos reis e governantes do Seu tempo.

Em 8 de Maio de 1892 começou a sentir febre. Nos dias seguintes tentou manter alguma rotina diária, continuando a receber crentes em Sua casa. Com o passar dos dias a febre agravou-se, e toda a sua saúde piorou.

Seis dias antes de falecer chamou toda a família à Sua presença; alguns crentes e peregrinos também foram convocados. "Estou satisfeito com todos vós... Prestaram-Me muitos serviços... Que Deus vos ajude a permanecer unidos...".

Na madrugada de 29 de Maio de 1892, Bahá'u'lláh abandonou este mundo físico.



Entrada do Túmulo de Bahá'u'lláh, em Bahji.
Para os bahá'ís, este é considerado o local mais sagrado do mundo.


No dia seguinte as mesquitas em ‘Akká, e noutras partes da Palestina, anunciavam a morte daquele homem que muitos consideravam santo. De Damasco, Beirute, Alepo e Cairo chegam palavras de pesar, homenagens e comitivas. Ao Sultão do Império Otomano(que governava a Palestina, e tinha sido responsável por muitos dos sofrimentos de Bahá’u’lláh), 'Abdu'l-Bahá enviou um telegrama anunciando a morte de Seu Pai; começava coma frase "Apagou-se o Sol de Bahá".

Nove dias após o falecimento de Bahá'u'lláh, procedeu-se à abertura do Seu testamento; perante várias testemunhas, abriu-se caixa que continha esse documento e os respectivos selos foram quebrados. O documento foi lido em voz alta para os Seus filhos e um grande número de crentes; neste, 'Abdu'l-Bahá, o filho mais velho de Bahá'u'lláh, era nomeado Seu sucessor.

'Abdu'l-Bahá tinha então quarenta e oito anos; obedecendo às instruções de Seu Pai carregou o fardo da liderança da Comunidade Bahá'í.