sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Um dia bom para a Costa do Marfim

As notícias que nos chegam de África são, geralmente, trágicas. É o Darfur, é o Uganda, são os Grandes Lagos... São nomes de países ou regiões que nos habituámos a associar a massacres e barbáries. Parece que não há coisas boas que surjam no continente africano. Talvez por isso, quando descobrimos uma boa notícia vinda de África, quase que a encaramos como uma curiosidade.

Desta vez a boa notícia vem da Costa do Marfim. Este país viveu durante vários anos em guerra civil (há alguns meses atrás abordei a situação que ali se vive; ver este post). Algumas das atrocidades ali cometidas mereceram destaque nos nossos telejornais. Mas nos últimos anos as coisas acalmaram. Houve conversações entre governo e rebeldes; chegou uma força de manutenção de paz; e a vida foi retomando a normalidade possível.

Segundo a BBC, nos últimos dois anos houve troca de insultos e, ocasionalmente, de balas. Mas um sinal que há uma mudança de atitude dos antigos beligerantes foi a realização de um jogo de futebol na capital Yamoussoukro. Uma equipa do exército governamental defrontou uma equipa dos rebeldes; o árbitro foi um francês, membro das forças de manutenção de Paz.

O comandante do exército Governamental afirmou: "Há militares que se conhecem há mais de vinte anos. Apesar da situação do país neste momento... eles não se esqueceram que ainda são irmãos". Por seu lado, o comandante rebelde, coronel Soumaila Bakayoko disse: "A atmosfera estava tremenda, muito amigável. Os filhos deste país encontraram-se de novo, em alegria, para se divertirem. Estou muito contente com isto."

O coronel francês, Alexander Monart, responsável pela organização do jogo, ficou satisfeito pelo ambiente vivido no estádio, entre jogadores e adeptos. Resumiu o evento a uma pequena frase: "Acho que hoje é um dia bom"

Esperemos que este dia bom, seja um auspício de dias ainda melhores para os marfinenses.

Notícia completa aqui.

Sem comentários: