sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Incêndio no antigo Centro Bahá'í de Teerão

O antigo Centro Bahá'í de Teerão (antes dos ataques de 1955)

No passado dia 11 de Dezembro, uma notícia divulgada pela IRNA (agência noticiosa iraniana) dava conta do seguinte:
Hoje (quinta-feira) o anfiteatro do Centro de Arte da Organização para a Propagação do Islão, situado na Rua Hafez, entre as ruas Samieh e Taleqani, sofreu um incêndio.

O presente edifício é usado como Centro de Arte, possui mais de 2000 metros quadrados e foi construído com um estilo arquitectónico clássico. Antes da Revolução este edifício era usado como Hadiratu’l-Quds ou centro de adoração pelos Baha’is.

Segundo o repórter da IRNA, os bombeiros do quartel 108 em Teerão chegaram imediatamente ao local e após 30 minutos de combate às chamas conseguiram extinguir o incêndio. Deste incidente não resultou qualquer perda de vidas.

O Hadiratu’l-Quds - que significa paraíso - era um centro de adoração para os Baha’is de Teerão. Tinha uma estrutura magnifica seguindo estilo de arquitectura Qajar, empregando uma considerável quantidade de espelhos tradicionais e ladrilhos decorativos; estava rodeado jardins e pomares verdejantes. O edifício de dois andares tem um anfiteatro com tectos altos e ornamentação refinada.

Após a Revolução Islâmica o edifício foi confiscado. Graças ao trabalho de artistas islâmicos revolucionários, como Murteza Avini, Muhsen Makhmalbaf e muitos outros, foi transformado num local para expressão da arte islâmica revolucionária.

A Fé Bahá’í é uma comunidade mundial com mais de oito milhões de seguidores. A Fé Baha’i começou no Irão; o seu seguidor é conhecido com Bahá'u'lláh.
Este texto esteve disponível em língua persa no dia 11 de Dezembro neste endereço. Uma semana mais tarde, a notícia tinha sido alterada, tendo sido eliminados todas as referências à Fé Bahá’í. É o lápis azul do governo iraniano...

--------------------------------------------------
FONTE: Former Baha’i Center of Tehran Suffers Fire (Iran Press Watch)

Sem comentários: