quinta-feira, 30 de abril de 2009

Quando o Irão interfere no Egipto...

Segundo alguns jornais egípcios [Moheet News e Masrawy News], uma Comissão inter-ministerial com representantes dos Ministérios da Defesa, Segurança, Assuntos Árabes e Assuntos Religiosos exigiu que o Parlamento Egípcio aprovasse uma lei que criminaliza a Fé Baha’i. O líder desta comissão, Dr. ‘Umar Hashim, declarou que os Baha’is são uma ameaça à segurança nacional maior do que extremistas e terroristas porque são um produto do Sionismo.

Esta noticia foi referida pelo blog Iran Press Watch que refere outro membro desta comissão que acusou os Baha’is de dar dinheiro a jovens desempregados com o objectivo de os recrutar para o seu grupo.

O mesmo blog refere ainda uma notícia da Nablus TV [sediada na Cisjordânia] que cita um documento do Grande Iman da Mesquita de Al-Azhar[uma das mais alta autoridade religiosa entre os muçulmanos sunitas], Muhammad Sayyid Tuntawi, que declarou ser a Fé Baha’i uma seita subserviente aos interesses do Sionismo e do Imperialismo Ocidental no mundo islâmico, promovendo a decadência e a luta entre Árabes e muçulmanos. O mesmo relatório afirma que o “Bahaismo” ordena que os seus seguidores destruam todos os lugares santos incluindo Meca, Medina e Jerusalém, e também os santuários dos profetas e santos muçulmanos.

Para um país cujo Governo e Sistema Judicial reconheceram recentemente os direitos de cidadania dos Baha’is, estas notícias são surpreendentes e até preocupantes.

Mas há algo mais que nem sempre é referido: ao longo dos últimos meses, o Irão tem sido repetidamente acusado de interferir em assuntos internos do Egipto e até acusado de fomentar grupos radicais e terroristas ali existentes. Ainda há dois dias o Wall Street Journal referia este facto claramente. Nesse sentido, estes novos ataques verbais contra os baha’is podem ser vistos como uma das consequências desse envolvimento Iraniano no Egipto.

--------------------------------------
Sobre este assunto:
Iran's New Target: Egypt (WSJ)
Egypt strikes out at Iran's expanding reach (CSMonitor)
Egypt warns Iran, Hezbollah (Kuwait Times)
Mubarak to Hezbollah: Beware of Egypt's wrath (Haaretz)
Egypt's Brotherhood backs Hizbullah in spat with Cairo (Daily Star)
Egypt-Iran war of words flares (The Australian)
Egypt wages 'cold war' of words on Hezbollah (guardian.co.uk)

Sem comentários: