sábado, 12 de março de 2011

Vários Bahá'ís detidos em Teerão e Bam

Segundo diversas agências noticiosas, o Ministério da Informação do Irão prendeu hoje (12-Março) vários membros da Comunidade Bahá’í por suspeita de proselitismo da sua religião em escolas de Teerão e Bam (sudeste do Irão). Mohammad Reza Sanjari, o procurador-geral do tribunal revolucionário de Bam, afirmou que estas detenções são o resultado de nove meses de investigações. Não há informações sobre o número de detidos ou quando foram feitas as detenções.

"A investigação indicou a existência de uma rede ampla e complexa, cujos membros actuavam de acordo com ordens de uma organização central ", declarou. Sanjari acrescentou que os Baha’is – que os xiitas consideram uma heresia islâmica - se aproveitaram do forte terramoto que abalou Bam, em 2003, matando milhares e destruindo 70 a 90 por cento dos edifícios.

Sanjari informou a agência ISNA que estes Baha’is foram acusados de "promoção e proliferação dos seus programas disfarçados de actividades culturais, educacionais em diversas instalações de educação pré-escolar em Bam, Kerman e Teerão." O procurador Bam alega que os Baha’is detidos se "infiltraram" num jornal local na província de Kerman e "inculcaram" o ponto de vista Bahá’í através de histórias infantis.

COMENTÁRIO: Este é apenas mais um episódio na longa história de hostilização e discriminação promovida pelo Governo Iraniano contra a Comunidade Bahá’í. Nas entrelinhas percebe-se que estes Bahá’ís faziam algumas das coisas que fazem em qualquer país: realizam aulas de desenvolvimento moral e cívico para crianças e organizam actividades para pré jovens. Como pano de fundo de mais este caso temos o reconhecimento das autoridades sobre o abandono a que foi deixada a cidade de Bam, após o terramoto de 2003.

Afinal que credibilidade merecem as acusações de um o procurador-geral de um país repetidamente condenado nos palcos internacionais pelos graves abusos de direitos humanos contra o seu próprio povo?

Poderemos confiar nas palavras de representante de um Estado que se mantém orgulhosamente só na defesa de uma pretensa pureza religiosa e que é criticado pelos seus próprios cidadãos pelo uso indiscriminado de tortura, violação, espancamentos, restrições à liberdade de imprensa?

-------------
FONTES:
Iran arrests Bahai followers for proselytising faith (Reuters)
Detenidos seguidores de la fe Bahai en Teherán y Bam (ABC.es)
Iran arrests Baha'is in Bam (Press TV)
Islamic Republic Arrests Several Baha'is (Payvand)

Sem comentários: