quarta-feira, 7 de setembro de 2011

União Europeia condena perseguições aos Bahá’ís do Irão

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton voltou a condenar a perseguição à comunidade Bahá’í no Irão. Numa declaração publicada ontem a Sra Asthon expressou “profundas preocupações sobre a recente vaga de detenções de cidadãos Baha’is e o encerramento de um centro educativo da Comunidade Bahá’í no Irão. A declaração também insta o Irão a abster-se de todas formas de discriminação contra as minorias religiosas.

Recentemente o Irão declarou ilegal o BIHE (Bahá’í Institute for Higher Education) que recorria ao serviço voluntário de professores despedidos para ensinar os jovens Baha’is. No passado mês de Maio, cerca de 14 Baha’is que trabalhavam para o BIHE foram levados para priões em Teerão, Jaraj, Shiraz e Isfahan.

O BIHE foi criado em 1987 com o objectivo de proporcionar ensino superior aos jovens Bahá’ís impedidos de entrar nas Universidades devido às suas convicções religiosas. O governo iraniano afirma que a Fé Bahá’í é uma organização política e recusa-se a reconhecê-la como religião.

Clique aqui para ler a declaração da Sra Ashton.

Sem comentários: