sábado, 7 de setembro de 2013

Ayatollah Masumi Tehrani fala em defesa dos Bahá'ís no Irão

Um grupo de Bahá’ís reuniu-se com o Ayatollah Abdolhamid Masumi Tehrani, um clérigo xiita dissidente, no seu escritório, no passado dia 3 de Setembro. Segundo um dos presentes, o Ayatollah Tehrani expressou o seu pesar pelo recente assassinato do Sr. Rezvani – ocorrido na cidade de Bandar Abbas – e criticou a violação dos direitos civis dos Bahá’ís iranianos.

Em declarações publicadas no seu site, o Ayatollah Tehrani escreveu:
"Não temos o direito de limitar ou negar os direitos pessoais e sociais de qualquer indivíduo que não interferiram com a vida, a propriedade, a honra ou reputação de outra pessoa. No mundo de hoje, os direitos pessoais e sociais – por outras palavras, os direitos civis de um indivíduo - não são definidos por sua religião, seita, etnia ou género. Um ser humano, sendo humano, tem direito aos direitos humanos, sem qualquer distinção de crença, etnia ou género, e ninguém tem o direito de limitar esses direitos a uma pessoa que não violou os direitos dos outros. Todos os governos têm a responsabilidade de defender os direitos pessoais e sociais de todos os cidadãos, sem excepções e de forma imparcial, e deve processar judicialmente qualquer pessoa que viole os direitos de terceiros, por qualquer motivo ou por subscrever uma qualquer opinião."

Ao contrário da maioria dos clérigos xiitas, o Ayatollah Tehrani afirmou que os debates sobre a legitimidade das religiões e seitas têm-se mostrado infrutíferas ao longo da história, e que essas discussões levaram a que seres humanos matassem os seus semelhantes.

No final dos seus comentários, o Ayatollah Tehrani mostrou-se optimista em relação ao respeito pelos direitos humanos de todos os cidadãos iranianos no futuro e acrescentou: "Espero que um dia neste país xiitas, sunitas, zoroastristas, cristãos, judeus, bahá'ís e até mesmo ateus tenham direitos iguais e sejam tratados com o mesmo respeito. É numa sociedade assim que os talentos podem florescer e que o país poderá ser mais forte. Felizmente este desenvolvimento positivo vai-se disseminando pela sociedade iraniana, e está-se a tornar institucional. Esperemos que esta tendência continue."

-------------------
Sobre este assunto:
Ayatollah Masumi Tehrani Speaks Out against the Violation of the Human Rights of Iran’s Bahá’í Community (IHRDC)
Ayatollah Abdolhamid Masoumi Tehrani meets a group of Iranian Baha’is (IranPressWatch)

Sem comentários: