sábado, 24 de outubro de 2015

O Fim do Mundo

Por Deshon Fox.


No Evangelho de S. Marcos encontramos um interessante diálogo sobre este assunto entre Cristo e os Seus Discípulos, quando estavam no Monte das Oliveiras.

Perplexos com a profecia de Cristo sobre a destruição do templo, os discípulos pedem a Jesus que diga uma data em que acontecerá essa destruição. Em resposta, Jesus refere uma série de eventos que irão ocorrer antes do fim do mundo. Estes eventos incluem coisas como falsos profetas que enganam os fiéis, guerras e rumores de guerras, fomes, epidemias e terramotos. Além disso, Cristo promete que o Seu evangelho seria pregado em todo o mundo e a todas as nações antes da chegada do fim:
Jesus começou a dizer-lhes: «Acautelai-vos para que ninguém vos iluda. Surgirão muitos com o meu nome, dizendo: 'Sou eu'. E seduzirão a muitos. Quando ouvirdes falar de guerras e de rumores de guerras, não vos alarmeis; é preciso que isso aconteça, mas ainda não será o fim. Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino; haverá terramotos em vários lugares, haverá fome. Isto apenas será o princípio das dores.» (Marcos 13:5-8)
Evangelho de S. Marcos
Estas frases intrigantes captam a nossa atenção e soam como um presságio sobre o fim do mundo. Mas poderá o fim de que Cristo falava já ter ocorrido e estarmos agora a viver um novo período da existência humana? Poderão as "dores de parto" que Cristo descrevia simbolizar as enormes convulsões mundiais dos últimos dois séculos?

À primeira vista não parece possível. O fim significa sempre o fim; não seria um acontecimento que passasse despercebido. Os finais são cataclismicos, apoteóticos e derradeiros - ou não será assim? Alguém consegue indicar o momento exacto em que terminou a sua infância e começou a sua adolescência? Os finais assinalam sempre o início de uma experiência nova e totalmente diferente. No entanto, ocorrem frequentemente de forma subtil, simples e discreta.

A Fé Bahá’í afirma que as profecias dos "fins dos tempos" que se encontram na Bíblia e noutros Livros Sagrados referem-se a ciclos de orientação divina que o Criador proporciona à humanidade. Esses ciclos - e os Mensageiros que os trazem - iniciam-se com a alvorada ("o princípio") da nova revelação de Deus à humanidade. Também possuem a suprema autoridade divina enquanto estão na terra ("o fim"); e actuam como portas para o reino celestial, pontes para uma mais profunda consciência da alma sobre a sua ligação eterna com o seu Criador.

Os Bahá’ís entendem as coisas desta forma: sempre que um novo profeta e mensageiro é enviado do reino celestial, nós vivemos o fim do anterior ciclo da orientação divina e, simultaneamente, o início de um novo ciclo. Inícios e fins caminham sempre lado a lado:
Sabe tu que o regresso de Cristo, não significa aquilo que as pessoas acreditam, mas sim quer dizer que o Prometido viria depois d’Ele. Ele virá com o Reino de Deus e o Seu poder que envolve o mundo. Este domínio está no mundo dos corações e dos espíritos, e não na matéria... Em verdade, Cristo veio com o Seu Reino, desde o início, que não teve início, e virá com o Seu Reino para a eternidade das eternidades, pois neste sentido, "Cristo" é uma expressão da Realidade Divina, a Essência elementar e Entidade celestial, que não tem início nem fim. Existe surgimento, ascensão, manifestação e declínio em cada um dos ciclos. (‘Abdu’l-Bahá, quoted by Dr. J. E. Esselmont in Baha’u’llah and the New Era, p. 224)
Desta maneira, podemos compreender, de uma forma nova e mais profunda, as profecias de Cristo sobre o fim dos tempos conforma registadas nos Evangelhos.

Sem dúvida que já experimentámos as "guerras e os rumores de guerras" - as duas guerras mundiais no século XX, e a Guerra Fria que se seguiu encaixam-se perfeitamente nesta descrição. As fomes, certamente, custaram a vida de inúmeros seres humanos. E testemunhámos vários terramotos devastadores. Parece que já aconteceu o "fim" que estes sinais referem.

Então, o que acontece após o "fim do mundo"? A vida torna-se um vazio absoluto, ou existe simultaneamente, como com todos os fins, um novo início?

Os ensinamentos Bahá'ís dizem-nos que o fim do mundo profetizado por Cristo significa o fim de um ciclo divino e o início de um novo destinado a cumpri-lo.

------------------------------------------------------------
Texto original: The End of the World - and a New Beginning (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Deshon Fox é o autor do livro The Middle Theory. Vive nas Bahamas com a esposa e três filhos. Tem um mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Minnesota e trabalha numa empresa de engenharia sediada nas Bahamas. Actualmente é membro da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís das Bahamas, um papel que ele teve desde 2009.

Sem comentários: