quarta-feira, 8 de setembro de 2004

A cela



Um dos locais de visita dos peregrinos bahá'ís, na Terra Santa é a Fortaleza de 'Akká. Quando fiz a minha peregrinação, em 1991, também visitei este local, e tive a oportunidade de entrar na cela onde Bahá'u'lláh esteve detido durante mais de dois anos. À entrada da cela uma placa indicava que se trata de um local sagrado para os bahá'ís; o interior tinha apenas um tapete no chão.

Dez anos após essa visita a recordação mais forte que guardo desse local, foi o silêncio que se fazendo entre o grupo de peregrinos (cerca de 50 pessoas) à medida que nos aproximávamos da cela. No interior, o silêncio foi total. Uns sentavam-se no chão e faziam as suas orações; outros contemplavam aquele espaço vazio. Creio que todos tentámos imaginar o que deve ter sido a vida de Bahá'u'lláh naquele pequeno espaço.

Aquele local era diferente de todos os outros que nós, peregrinos, visitámos. A ausência de mobiliário dava uma tremenda sensação de vazio; apenas paredes espessas e umas janelas de onde se podia ver o mar. Tudo isto nos levava a perceber o que deve ter sido o isolamento a que Ele ficou sujeito.

Sem comentários: