segunda-feira, 21 de março de 2005

Naw Ruz

Celebra-se hoje o Naw Ruz, o Ano Novo Baha'i; entrámos no ano 162.

À semelhança das grandes religiões mundiais, também a religião bahá’í tem o seu próprio calendário. O facto do Ano Novo coincidir com o início da primavera (aqui no hemisfério norte!) não é uma originalidade. No Zoroastrismo, o Ano Novo também é celebrado neste dia, pois segundo a tradição, Zoroastro recebeu a Revelação neste dia. Mas existem fortes indícios que esta data já era celebrada, muitos séculos antes de Zoroastro. E apesar de não ser uma celebração islâmica, não deixa de ser curioso que se tenha mantido na Pérsia depois desta cair sob domínio muçulmano.

E porque a religião Bahá'í tem as suas raizes na Pérsia, esta celebração do Ano Novo manteve-se neste dia. Para a maior parte dos bahá'ís, este é também o dia em que termina o jejum. Um pouco por todo o mundo houve diferentes tipos de festas e celebrações assinalam esta data. Ontem, em Lisboa, assistimos a uma das melhores festas de Naw-Ruz de sempre. José Lopes (o homem é um talento!), Rão Kyao (foi brilhante a mistura do som das flautas com o saltério), Shahryar Mazgani (grande voz!), Coro Presbiteriano de Algés (talvez por terem entoado dois temas em umbundo, foram os únicos com direito a "encorre"!).

Aqui ficam as fotos:


José Lopes




Shahryar Mazgani




Rao Kyao e Fedros Imani




Rao Kyao e Renato




Coro Presbiteriano de Algés


Parabéns à organização deste evento.

Feliz Ano Novo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa Marco! Isto é que foi rapidez! Óptimo! Espero que todos sejam curiosos e vão ver o Blog.

Beijinhosssssssss Dadinha

Unknown disse...

feliz ano novo... nowrouz mubarak... bonne année... happy naw-ruz! looks like you guys had an amazing time. here in Ottawa we had a huge party and the place was packed with Baha'is and their friends. it was great to celebrate with everyone. thanks for the comment (I wish I could write more portuguese :)
dan

Anónimo disse...

Feliz ano novo e um abraço!

AC (Alerta amarelo)

Anónimo disse...

Parabéns Marco pela bela reportagem fotográfica!
De parabéns também estão os organizadores da festa que nos proporcionaram excelentes momentos de diversão e também ...reflexão.
Um abraço a todos.
Margarida Ganço

fernando macedo disse...

Marco.
Então feliz - como se diz - Naw Ruz. Um abraço.

Anónimo disse...

Realmente foi uma bela Festa da Unidade! Um verdadeiro abraço universal! E parabéns ao fotógrafo!Que bela reportagem! Bjinhosssssssssssss DAD