sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Nelson Évora



Excerto de uma entrevista de Nelson Évora, ao DN-Sport, publicada na semana passada.

(...)

É possível ser atleta de alta competição e sair à noite?

Impossível. Porque a noite perdida corresponde a uma semana de recuperação. Um atleta não pode fazer noitadas, tem de descansar. Sei que quando recupero bem posso fazer bons resultados. Saídas à noite só quando estou de férias.

Como passa os tempos livres?

Estar com amigos. Conviver. Passear. Ir ao cinema.

Costuma ler jornais?

Jornais desportivos. Também leio o Diário de Notícias, por causa do meu pai, que é um leitor fiel. Não leio todos os dias, mas quando tenho tempo... convém estar informado.

Navega muito na Net?

Procuro ver os sites de atletismo, os rankings, as competições, mas gosto de procurar informação geral, vídeos, música.

Qual o papel da religião na sua vida?

A religião faz-nos enfrentar a vida e ver para além do quotidiano, dos bens materiais. A religião ajuda-nos também no equilíbrio do nosso interior e a sabermos enfrentar a realidade. E a olhar mais para as coisas positivas do que negativas.

É católico?

Eu e o meu treinador seguimos a fé Bahá’í, uma religião independente e monoteísta, fundada por Bahá’u’lláh. Tem as suas próprias Escrituras Sagradas, no entanto aceita e reconhece outros livros sagrados como a Bíblia e o Alcorão.

Pode aprofundar um pouco mais os princípios da sua religião?

O tema principal é a Unidade. Ensina que a terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos. Os seus princípios baseiam-se em: um só Deus; existe apenas uma religião, eterna e em progressiva evolução; cada indivíduo tem a liberdade e a responsabilidade de pesquisar a verdade; eliminação de preconceitos como raça ou classe; igualdade entre homens e mulheres; a instrução universal e a aquisição de uma língua universal; o estabelecimento de um sistema federal baseado na segurança colectiva; reconhecimento que a religião está em harmonia com a razão e o conhecimento científico.

4 comentários:

Anónimo disse...

O Sporting acabou de vencer a Supertaça...claro que o Nélson é o mais importante.

Elfo disse...

Precisamos de mais, muitos mais Nelsons Évoras e de mais Joões Ganços que dêem mais visibilidade à nossa querida Causa.

Sam Cyrous disse...

A Causa de Deus não se tornará mais visível por causa das pessoas famosas, mas por causa dos actos dos seus membros.

Anónimo disse...

É verdade Sam, mas tudo ajuda. E se os que têm algum poder perto dos media puderem ajudar, mais depressa a comunidade terá a visibilidade que se deseja. Mas tens razão, teremos de ser sempre nós, os anónimos, a dar pelos nossos actos provas da nossa Fé e acordar as consciências alienadas com tanto desporto e telenovelas.
Um abraço.