No início dos anos 1990, a BBC da Irlanda do Norte emitiu uma série de programas intitulados "A to Z of Belief". A ideia era permitir que várias pessoas pudessem colocar todas as suas questões a um(a) defensor(a) de uma qualquer ideologia ou crença. Nesse programa era frequente ver perguntas feitas em tom de provocação; com isso a agressividade despontava em todo o tipo de respostas e afirmações.
Num desses programas, foi convidado um bahá'í. Não é um programa tranquilo, mas segundo contam amigos da Irlanda do Norte, aquele foi dos programas menos agressivos a que tinham assistido.
8 comentários:
O formato do programa é assustador, o ambiente sinistro (e o som...uma lástima)!
Depois de ler o post receava o pior, quer na agressividade das perguntas, quer, sobretudo, na intolerância às respostas. Apesar de tudo as "hienas" eram relativamente pacíficas e civilizadas!
Há que reconhecer a coragem deste sujeito. Parecia que a todo o momento o cerco se iria fechar para lhe "caírem" em cima. Uff!!!
A cassete é antiga (18 anitos é coisa que pesa num VHS!)
Penso para mim, que se este programa não foi mais conflituoso é porque os ensinamentos baha'is não têm um potencial de conflito tão grande quanto as outras ideologias/crenças.
Sim senhor, programa interessante, havia perguntas bastante pertinentes apesar do tom de provocação.
Penso que a acusação que uma pessoa "só se tornou bahai por ter nascido numa familia bahai" é bastante comum entre os jovens bahais, é uma acusação falsa mas é tambem muito complicado provar o contrario a alguem que teve uma religião forçada sobre isso na sua infancia.
É nitido que o rapaz de calças brancas não esta interessado em ouvir as refutações ou ter uma discussão honesta mas sim atacar e atacar.
Acabei de ver o fim, não percebi porque ele não respondeu directamente a pergunta dela, talvez já estivesse exausto de tantas perguntas.
"Se eu for uma boa pessoa, mas não for Bahai, vou para o 'Céu'?"
Resposta curta "Sim"
Ganda noia!
Toda a malta a malhar no desgraçado e ele nunca perde a compostura, nunca se irrita, e por vezes deixa respostas muito boas.
Isto, sim, é um baha'i como deve ser.
Já agora, e aproveitando que se trata de um programa de TV que aborda a vossa religião: este programa é mais interessante do que qualquer dos vossos programas "Caminhos" ou "Fé dos Homens". Pensem nisso...
Marco, finalmente vim ver os videos e já não estavam disponíveis...
Será que me poderias enviá-los por email ou algo?
Obrigado.
Ainda não vi o vídeo (nem sei se o meu último comentário foi ou não...), mas já vi os comentários e gostaria de compartilhar uma coisa com o GH: basta escrever para os produtores do programa e dizer-lhes a sua opinião.
Já muita gente comenta sobre o tema, mas enquanto aqueles que não são bahá'ís não disserem nada, garanto-lhe: o programa não irá mudar!
É pena que não sei se, depois desse quase mês entre este post e o meu comentário, o GH o irá ler...
Sam,
Posso arranjar-te um DVD com o programa.
Enviar um comentário