terça-feira, 19 de março de 2024

Naw-Ruz: um Novo Dia, um Novo Ano!


Feliz Ano Novo! Não, não estamos três meses atrasados – porque estamos no equinócio vernal, e há muitas pessoas em todo o planeta celebram o Dia de Ano Novo, incluindo os Bahá’ís.

Você já ouviu falar do Naw-Ruz? Significa “novo dia” em persa, e múltiplas regiões e religiões celebram-no como um dia sagrado, incluindo os zoroastrianos, muitos muçulmanos e todos os Bahá’ís.

O Naw-Ruz - observado em todo o mundo há mais de três mil anos - ocorre quando o Sol cruza o equador celeste e o dia e a noite têm uma duração igual. É o momento em que a primavera começa no Hemisfério Norte.

Como a maioria dos dias santos felizes, a celebração do Ano Novo Bahá’í geralmente inclui cânticos, comida, dança e socialização. Nas comunidades Bahá’ís, reúne-se um grupo caloroso, diversificado e fascinante de pessoas para celebrar, divertir-se, desfrutar da companhia uns dos outros, e acolher com alegria as possibilidades emocionantes e ilimitadas de um novo ano. Se visitar hoje a sua comunidade Bahá’í local, é provável que encontre uma festa.

Mas o Naw-Ruz também representa algo muito mais importante do que celebrar o início de mais um novo ano: simboliza o advento e a chegada de uma revelação inteiramente nova:

A Revelação que, desde os tempos imemoriais, tem sido aclamada como o Propósito e a Promessa de todos os Profetas de Deus, e o Desejo mais acalentado dos Seus Mensageiros, foi agora revelada aos homens, em virtude da Vontade universal do Omnipotente e da Sua ordem irresistível. O advento dessa Revelação foi anunciado em todas as Escrituras Sagradas. (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, III)

Os ensinamentos Bahá’ís explicam que Naw-Ruz representa “o Dia de Deus”, quando ocorre um novo despertar do espírito, surge uma primavera espiritual, e a luz de uma nova revelação brilha igualmente sobre a totalidade da criação de Deus:

É o Ano Novo – isto é, a perfeição do ciclo anual. Um ano é a expressão de um ciclo (do sol). Mas agora é o início de um ciclo de Realidade, um Novo Ciclo, uma Nova Era, um Novo Século, um Novo Tempo e um Novo Ano. Portanto, é muito abençoado.

O nascer do sol no equinócio é o símbolo da vida, e da mesma forma é o símbolo dos Manifestantes Divinos de Deus, pois o nascer do Sol da Verdade no Céu da Generosidade Divina estabeleceu o sinal da Vida para o mundo. A realidade humana começa a viver, os nossos pensamentos são transformados e a nossa inteligência é despertada. O Sol da Verdade concede a vida eterna, assim como o sol solar é a causa da vida terrestre.

Este tempo é a Era Prometida... Em breve o mundo inteiro, como na primavera, mudará de vestes... O Ano Novo apareceu e a primavera espiritual está próxima. (‘Abdu’l-Baha, Star of the West, Volume 9, p. 345)

Os Bahá'ís acreditam que o advento dos mensageiros gémeos que fundaram a Fé Bahá’í – o Báb e Bahá’u’lláh – inaugurou uma nova era. Desde então, o poder espiritual, o conhecimento profundo e os ideais impactantes dos ensinamentos Bahá'ís espalharam-se por todo o mundo. Esses ideais, infundidos de amor, compaixão e unidade, estão agora despertando um novo espírito de vida:

... a antiga primavera voltou; o mundo ressuscita, ilumina-se e alcança a espiritualidade; a religião renova-se e reorganiza-se, os corações voltam-se para Deus, o chamamento de Deus é escutado, e a vida é novamente concedida ao homem. Durante muito tempo o mundo religioso esteve enfraquecido e o materialismo avançou; as forças espirituais da vida estavam enfraquecidas, a moral tinha-se degradado, a tranquilidade e a paz tinham desaparecido das almas, e as qualidades satânicas dominavam os corações; a luta e o ódio ensombravam a humanidade, o derramamento de sangue e a violência prevaleciam. Deus fora negligenciado; o Sol da Realidade parecia ter desaparecido completamente; a privação das graças do céu era um facto; e assim a estação do inverno caiu sobre a humanidade. Mas na generosidade de Deus uma nova primavera amanheceu, as luzes de Deus brilharam, o resplandecente Sol da Realidade regressou e tornou-se manifesto, o reino dos pensamentos e o reino dos corações tornou-se exultante, um novo espírito de vida soprou no corpo do mundo, e o progresso contínuo tornou-se evidente. (‘Abdu’l-Bahá, The Promulgation of Universal Peace, p. 94)

Assim, o Naw-Ruz, um dos dias mais felizes de todo o ano Bahá’í, celebra não apenas o Ano Novo, mas uma era inteiramente nova na evolução humana. Temos agora a capacidade, o poder e a orientação espiritual - prometem-nos os ensinamentos Bahá'ís - para unir a humanidade e acabar com os flagelos da guerra, da fome e da miséria.

Assim, para os Bahá'ís, o Naw-Ruz não é apenas uma festa – serve como uma lembrança profunda da unidade de todos os mensageiros de Deus, da primavera espiritual que cada um deles trouxe à humanidade, e da alegre chegada do mais recente.

------------------------------------------------------------
Texto original: Naw-Ruz: It’s a New Day, and a New Year! (www.bahaiteachings.org)


Sem comentários: