sábado, 4 de outubro de 2025

O Significado Espiritual e o Simbolismo da Lua

Por Radiance Talley.


Sempre que olhamos para o céu nocturno, não conseguimos deixar de voltar a nossa atenção para a lua — especialmente quando está cheia e brilhante. Seja uma lua azul, uma lua da colheita, uma lua da neve, uma super-lua ou uma lua do lobo, o tamanho e o brilho da lua cheia deixam-nos maravilhados.

Por isso, não é de admirar que a lua cheia seja frequentemente retratada como magia na literatura e no cinema, e até tenha significado espiritual e simbolismo em muitas crenças e religiões.

As Escrituras Bahá’ís dizem:

Com os termos “sol e “lua”, mencionados nas Escrituras dos Profetas de Deus, não se quer dizer apenas o sol e a lua do universo visível. Pelo contrário, são múltiplos os significados que eles pretendiam com estes termos. Em cada ocasião eles atribuíram-lhes um significado particular. (Bahá’u’lláh, Kitab-i-Iqan, ¶31)

De facto, a lua tem um significado espiritual nas orações Bahá’ís e em todas as Escrituras Bahá’ís.

O Significado Espiritual da Lua nas Orações Bahá’ís

Acreditando que Deus enviou muitos profetas ao longo dos tempos para transmitir a Sua mensagem única para a humanidade, os Bahá’ís honram a verdade e a sabedoria de todas as religiões. Em algumas orações Bahá’ís, o brilho da lua é utilizado para simbolizar a iluminação que os muitos profetas de Deus trouxeram a este mundo.

Por exemplo, numa oração afirma-se:

Para onde foram os Sóis resplandecentes? Para onde se foram aquelas Luas brilhantes e Estrelas cintilantes?

Bahá’u’lláh, o profeta e fundador da Fé Bahá’í, escreveu “que os termos «sol», «lua» e «estrelas» significam primeiramente os Profetas de Deus, os santos e os seus companheiros, esses Luminares, Cuja luz do conhecimento ilumina os mundos do visível e do invisível.” (Kitab-i-Iqan, ¶33)

E tal como a lua física começa a desaparecer da nossa vista à medida que a luz do sol começa a crescer, também "o luminar do conhecimento mundano, da sabedoria e da compreensão se desvanece no nada quando colocada face a face com as glórias resplandecentes do Sol da Verdade, o astro do esclarecimento divino" – destes profetas. Pois como podem as nossas inteligências humanas comparar-se ao conhecimento do nosso Criador?

O Simbolismo Espiritual da Lua nos Textos Bahá'ís

Noutros textos Bahá’ís, a lua é usada para simbolizar leis religiosas, como a necessidade de fazer uma oração obrigatória diária. Bahá'u'lláh escreveu:

Em boa verdade, a religião de Deus é semelhante ao céu; o jejum é o seu sol e a oração obrigatória é a sua lua. Em verdade, eles são os pilares da religião pelos quais os justos se distinguem daqueles que transgridem os Seus mandamentos.

Tal como o sol e a lua sustentam a vida na Terra, os Bahá’ís acreditam que a oração e o jejum são dois pilares que sustentam a religião porque são essenciais para nos ajudar a crescer e a desenvolver espiritualmente e a aproximarmo-nos de Deus.

A lua não poderia dar uma luz brilhante no nosso céu nocturno sem a iluminação que recebe do sol. Ao comparar o jejum ao sol e a oração obrigatória à lua, Bahá'u'lláh quer também dizer que "o jejum é iluminação, [e] a oração é luz".

É claro que estes são apenas alguns dos muitos significados espirituais da lua nas Escrituras Bahá'ís. Por ser uma das luzes mais visíveis no nosso céu, não é de admirar que seja frequentemente usada para simbolizar a proximidade com Deus e a iluminação divina. Como dizem as Escrituras Bahá'ís:

Este é o século da Manifestação, a era do Sol dos Horizontes e a bela primavera de Sua Santidade, o Eterno!

A terra está em movimento e em crescimento; as montanhas, as colinas e as planícies estão verdes e agradáveis; a abundância transborda; a misericórdia é universal; a chuva desce da nuvem da misericórdia; o Sol resplandecente brilha; a lua cheia ornamenta o horizonte do éter; a grande maré oceânica inunda cada pequeno riacho; as dádivas são sucessivas; os favores consecutivos; e a brisa refrescante sopra, trazendo o perfume fragrante das flores. Um tesouro sem limites está nas mãos do Rei dos Reis! Levanta a orla da tua veste para o receberes.

-----------------------------
Texto original: The Spiritual Meaning and Symbolism of the Moon (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Radiance Talley é licenciada em comunicação pela Universidade de Maryland. Além da escrita, do desenho, e da comunicação em público, Radiance tem um profundo conhecimento da teoria da construção, técnicas de negociação, gestão de conflitos, comunicação organizacional e intercultural, antropologia e sociologia..

Sem comentários: