terça-feira, 29 de junho de 2004

O piquenique em Englewood

Em 1912 e 1913, 'Abdu'l-Bahá viaja pela Europa e pelos Estados Unidos. Era um sonho que acalentava há muito tempo: levar pessoalmente a mensagem de Seu Pai aos povos do Ocidente. As Suas palestras ficam registadas em vários livros (Paris Talks, 'Abdu'l-Bahá in London, Promulgation of Universal Peace); alguns crentes mais próximos deixam para a posteridade livros de memórias (The Diary of Juliet Thompson e Portals to Freedom são alguns exemplos) onde descrevem episódios e acontecimentos que se sucedem naquela viagem e que deixam a conhecer várias facetas do Mestre.

Mas a idade obriga-o a momentos de repouso. Em Nova Iorque, antes de um desses momentos de repouso, pede aos amigos que organizem um piquenique com crentes e simpatizantes. Fica tudo marcado para dia 29 de Junho, na propriedade de um crente de Englewood, Nova Jersey.

Quando o dia chega, estão presentes cerca de duas centenas de pessoas de Nova Iorque e arredores. O cansaço das viagens não Lhe esconde a satisfação de ver reunidos todos aqueles crentes. As Suas palavras proferidas nesse dia são um estímulo para o crescimento e à unidade da comunidade bahá'í da América. O piquenique será recordado como "A Festa da Unidade".

As fotos seguintes foram captadas nesses dia:








O ambiente vivido nesse e noutros encontros, a dinâmica dos Bahá’ís americanos, e a liberdade religiosa existente no Ocidente, fazem-No perceber o provável rumo de evolução da religião Bahá'í: serão os povos do Ocidente a tomar a Causa Bahá'í nas suas mãos e divulgá-la pelo mundo.

'Abdu'l-Bahá é frequentemente apresentado como o mais perfeito exemplo de vida Bahá'í. Para conhecer um pouco melhor quem foi 'Abdu'l-Bahá, recomendo uma visita ao blog O Mestre, da minha amiga Marcia. Além de várias fotos, contém excertos de relatos de pessoas que conheceram pessoalmente 'Abdu'l-Bahá.