quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Mirza Buzurg

A propósito da destruição da casa de Mirzá Buzurg no Irão, aqui fica um pequeno apontamento sobre o pai de Bahá'u'lláh.

Mirza Buzurg, o pai de Bahá'u'lláh. Ilustração datada de 1820
O pai de Bahá'u'lláh, Mirza Abbas Nuri, provinha de Nur, na província de Mazandaran (norte da Pérsia, junto ao Mar Cáspio); descendia de vários monarcas iranianos pré-islâmicos, nomeadamente, Khosrau I e Yazdegred III da dinastia Sassânida.

Conta-se que um dia alguém mostrou ao rei um requintado trabalho de caligrafia (uma arte muito considerada nos países de cultura islâmica); o monarca, maravilhado com a obra, perguntou se algum ser vivo poderia igualar aquela perfeição. Um dos seus filhos mencionou-lhe, então, o nome de Mirza Abbas Nuri. Consequentemente, decidiram chamá-lo ao palácio e pediram-lhe que reproduzisse um trabalho semelhante. Quando concluiu o trabalho, o rei ficou profundamente impressionado; foi o início da sua associação aos círculos governamentais.

Durante algum tempo serviu como ministro de um dos filhos do rei Fath-'Ali Shah (r. 1797-1834), e mais tarde como governador de Burujird e Lorestan. Mirza Buzurg frequentava o círculo do vizir Mirza Abu'l-Qasim, e o próprio rei concedeu-lhe o título de Mirza Buzurg.

Quando em 1834, o velho rei faleceu, subiu ao trono o seu neto Muhammad-Shah (r. 1834-1848). O início do seu reinado ficou marcado pelo afastamento e execução do vizir Abu'l-Qasim, por ordem do jovem monarca. O novo vizir, Haji Mirza Aqasi, não poupou esforços para eliminar os seus rivais na cena política. Mirzá Buzurg, acabou por cair em desgraça, sendo demitido do cargo de governador e ficando privado de várias fontes de rendimento.

Seguidamente, o novo vizir, planeou várias esquemas para prejudicar Mirzá Buzurg, nomeadamente forçando um umas das esposas a divorciar-se do pai de Bahá'u'lláh e obrigando-o a conceder-lhe uma elevada indemnização. Como consequência Mirza Buzurg teve de vender a sua casa e outras propriedades. Numa das suas epístolas, Bahá'u'lláh refere que estas propriedades foram vendidas em leilão por uma quantia irrisória a dois filhos do antigo rei.

Mirza Buzurg faleceu em 1839; o seu corpo foi levado para o Iraque e sepultado em Najaf. Em Junho de 1942, a sua antiga casa foi adquirida pela comunidade bahá'í do Irão. Passados alguns anos, os jardins adjacentes também foram adquiridos. Posteriormente, foram feitos trabalhos de recuperação com o objectivo de devolver à casa o seu antigo aspecto.

Sem comentários: