quinta-feira, 15 de maio de 2008

Novas detenções no Irão: A lembrar os anos sombrios…

Seis dos sete membros do conselho informal que coordena as actividades da Comunidade Bahá’í no Irão (na ausência de uma Administração Bahá’í formal) foram detidos às primeiras horas do dia 14 de Maio. Segundo a informação divulgada pela Casa Universal de Justiça, funcionários do Ministério da Segurança em Teerão, entraram nas residências dos bahá’ís, procederam a buscas intensas, e posteriormente levaram os crentes para a tristemente famosa prisão de Evin, em Teerão.

Os detidos são:
  • Sra. Fariba Kamalabadi;
  • Sr. Jamaloddin Khanjani;
  • Sr. Afif Naeimi;
  • Sr. Saeid Rezaie;
  • Sr. Behrouz Tavakkoli;
  • Sr. Vahid Tizfah.
    O sétimo membro deste organismo informal, a Sra. Mahvash Sabet, tem estado preso desde 5 de Março de 2008.

    A prisão de Evin, em Teerão

    Este acto por parte das autoridades iranianas trás à memória os eventos ocorridos nos anos sombrios de 1980 e 1981. Nessa época, os nove membros da Assembleia Espiritual Nacional (AEN) dos Baha’is do Irão foram raptados e desapareceram sem deixar rasto; após esses raptos foi eleita uma nova AEN, da qual oito membros foram executados em 27 de Dezembro de 1981.

    Desde essa época que os bahá’ís não elegem as suas Assembleias; as suas actividades são coordenadas por pequenos grupos informais. Esta é mais uma prova – se fosse necessário – de que o Governo Iraniano está empenhado em eliminar a Fé Bahá’í do país onde nasceu.

    Mais detalhes sobre as perseguições aos baha’i no Irão aqui.

    Sem comentários: