quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Ponte entre o Oriente e o Ocidente


"Descobri que a ponte, há muito desejada, entre o Oriente e o Ocidente - que muitos políticos e intelectuais tentaram criar com a Aliança de Civilizações e outras iniciativas - já existe", afirmou Rafael Cerrato, autor espanhol, a propósito do lançamento do seu mais recente livro intitulado Desde el corazon de Iran – Los baha'is: La esperanza oprimida. O livro descreve a história da religião Bahá'í e enfatiza a repressão a que os seus seguidores têm sido sujeitos no Irão desde o séc. XIX.

A ideia de escrever o livro surgiu em 2006, quando Rafael Cerrato visitou o norte de Israel e ficou profundamente fascinado com os edifícios e jardins do Centro Mundial Bahá'í, nas encostas do Monte Carmelo. "Fiquei impressionado. Pensei imediatamente que tinha que descobrir o que estava por detrás daquela beleza", afirmou Cerrato

Ao regressar a Espanha, Cerrato começou a investigar a história e ensinamentos da Fé Bahá'í e ficou fascinado com o que descobriu. "Sem perder qualquer dos princípios das religiões anteriores, os ensinamentos sociais Bahá'ís têm tudo: a necessidade de organizações supranacionais, a igualdade entre homens e mulheres, educação universal,… acredito nestes princípios e eles atraem-me. Por isso não tenho nenhum problema em transmiti-los", declarou.

O autor afirmou esperar que o seu livro informe os leitores de língua espanhola sobre a situação que os Baha'is enfrentam no Irão, e os valores pelos quais eles que estão preparados para sofrer. "Espero que abra os olhos de dirigentes, jornalistas e intelectuais para os planos e acções do actual governo do Irão. E ao mesmo tempo, espero que eles vejam que, através da Fé Bahá'í, muitos processos construtivos de diálogo se podem abrir entre o Oriente e o Ocidente", declarou Cerrato.

A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO

Nascido em 1951 em Córdoba, Rafael Cerrato, licenciou-se economia em Málaga. Posteriormente, decidiu dedicar as suas energias a explorar "as grandes verdades não registadas na história, mas que são fundamentais para a compreensão do nosso presente". Para o autor, a religião desempenha um papel fundamental nessa compreensão.


Em 2005, Cerrato - que professa o Catolicismo - publicou "Carta a Fernando Sanchez Drago", onde apresentava comparações entre os fundadores do Cristianismo, Islão e Budismo. No ano seguinte, com o livro "Lepanto, a Batalha não terminada", Cerrato explorou a história das relações do Ocidente com o Islão.

"Sempre pensei que o homem é um animal religioso – mais do que um animal político como muitos filósofos definiram", disse Cerrato. "Sem a religião, os fenómenos sociais ou a evolução do mundo não pode ser compreendida".

"A religião deve ser uma força para o bem e um elemento unificador", disse ele. "Mas, infelizmente, é a causa de muitos problemas. A origem destes problemas não é a própria religião ... Eles são causados principalmente pela distorção que os homens fazem do seu conteúdo e mensagem."

REACÇÕES
Sobre o livro de Cerrato, Enrique Cordoba, colunista do El Nuevo Herald escreveu: "Festejo a publicação deste livro de Cerrato… para aqueles que querem informar-se sobre uma doutrina que deve ser estudada".

A jornalista Ninoska Pérez Castellón, de Miami, escreveu que é "um livro necessário… É um apelo mundial para garantir que os abusos contra a comunidade Bahá'í no Irão não cai no esquecimento. É devido à integridade de escritores como Rafael Cerrato que podemos familiarizar-nos profundamente com um assunto que devia estar na primeira página dos jornais".
-------------------------------
FONTE:
Spanish author discovers "bridge between East and West (BWNS)

Sem comentários: