quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mais um gesto corajoso do Ayatollah Tehrani

No Irão, o Ayatollah Abdolhamid Masumi Tehrani, um clérigo muçulmano dissidente, manifestou em diversas ocasiões a sua solidariedade para com a comunidade Bahá’í do Irão. Em 2013, este clérigo xiita criticou publicamente a violação dos direitos civis dos Bahá’ís; em Abril do ano passado criou e ofereceu aos Bahá’ís de todo o mundo uma iluminura com uma frase das Escrituras Bahá’ís.

Recentemente, num artigo publicado no seu website, dedicou uma nova peça de caligrafia - com outro excerto das Escrituras de Bahá'u'lláh - aos Bahá'ís que foram presos com base em acusações infundadas no passado mês de Novembro. O texto escolhido é um excerto do livro "As Palavras Ocultas" e é uma homenagem à resposta destemida da comunidade Bahá'í iraniana face à perseguição contínua e sistemática de que é alvo.

Familiares de alguns dos Bahá'ís detidos em Novembro exibem a peça de caligrafia oferecida pelo Ayatollah Tehrani
Esse artigo manifesta a esperança de que seu acto "possa elevar a consciência dos meus compatriotas a pensar em aumentar o seu respeito pela dignidade humana e não focar sua atenção nas diferentes etnias, línguas e religiões". Neste texto, os iranianos também são desafiados a examinar o abismo entre os valores defendidos pela sua religião e os actos de opressão perpetrados em seu nome.

O Ayatollah Tehrani publicou ainda um comunicado na sua página do Facebook (disponível aqui em Inglês) onde convida "as pessoas progressistas do Irão a evoluir no tema dos direitos civis para todos os iranianos, independentemente da religião, género, raça e etnia. "

"A identidade nacional - e não as diferenças religiosas - deve ser considerada como o elemento unificador de todos os cidadãos deste país. Aumentar as diferenças em vez de acentuar as semelhanças apenas provoca opressão e corrupção", acrescenta o comunicado.

O protesto do Ayatollah Tehrani surge ao mesmo tempo que um número crescente de intelectuais e artistas iranianos, dentro e fora do Irão, têm vindo a defender publicamente uma cultura de justiça e de coexistência, falando em nome dos Bahá'ís e de outros grupos reprimidos no Irão.

--------------------------------------
FONTE: In another brave gesture, senior cleric calls for justice (BWNS)

Sem comentários: