terça-feira, 9 de novembro de 2004

Charlie don't Surf!

Ciclicamente o Timóteo brinda-nos com letras de algumas canções. Devo agradecer-lhe a forma como ele me recorda alguns temas que marcaram a minha juventude ou tiveram um significado especial para mim. Mas hoje é a minha vez de escrever sobre uma música especial. Quando, há cerca de dois anos reuni numa cassete uma pequena compilação dos meus temas preferidos, tive de incluir uma faixa do álbum Sandinista, dos Clash: Charlie don't surf! Esta cassete está no meu carro e oiço-a com alguma regularidade.

Os Clash eram uma banda verdadeiramente punk; não eram arrasadores como os Sex Pistols, nem comerciais como os Ramones. Víamos neles uma certa pureza dos punks. Álbuns como London Calling (LP duplo) e Sandinista (LP triplo) devem ter sido dos que mais ouvi enquanto vivi em casa dos meu pais.

No início dos anos 80, em Portugal, conseguir um álbum dos Clash era uma proeza. A editora da banda era a CBS que em Portugal era representada pela Radio Triunfo (a tal que fazia umas capas horríveis, que se descolavam só de olhar para elas!). Pouco depois da publicação do London Calling, a Rádio Triunfo perdeu a representação da CBS; como consequência, o London Calling esgotou-se e não houve novas edições; quando saiu o Sandinista, a CBS ainda não tinha representação em Portugal. O Rock em Stock ia passando várias faixas desse álbum, e nós bem podíamos sonhar em conseguir esse álbum.

Felizmente, sempre aparecia alguém que tinha um familiar ou amigo que conhecia alguém que ia a Londres... e depois lá se entregava uma cassete ao dono do álbum a quem quase suplicávamos que nos gravasse o LP. Foi assim que conheci o álbum Sandinista.

Uma das faixas que sempre gostei (e acho que nunca enjoei!) foi Charlie don't Surf. Trata-se de um verdadeiro hino pacifista, bem característico de uma época em que o mundo era dominado por duas superpotências. Tanto quanto me lembro, o título da canção é uma frase célebre do filme "Apocalipse Now" (lembram-se quando o comandante dos helicópteros decide atacar a aldeia junto ao mar porque tinha umas ondas boas para o surf? Alguns oficiais começaram a dizer que era perigoso e ele interrompeu: "CHARLIE DON'T SURF!")

Fica aqui a letra:

Chorus
Charlie don’t surf and we think he should
Charlie don’t surf and you know that it ain’t no good
Charlie don’t surf for his hamburger momma
Charlie’s gonna be a napalm star

Everybody wants to rule the world
Must be something we get from birth
One truth is we never learn
Satellites will make space burn

We’ve been told to keep the strangers out
We don’t like them starting to hang around
We don’t like them all over town
Across the world we are going to blow them down

Chorus

The reign of the super powers must be over
So many armies can’t free the earth
Soon the rock will roll over
Africa is choking on their coca cola

It’s a one a way street in a one horse town
One way people starting to brag around
You can laugh, put them down
These one way people gonna blow us down

Chorus

Charlie don’t surf he’ll never learn
Charlie don’t surf though he’s got a gun
Charlie don’t surf think that he should
Charlie don’t surf we really think he should
Charlie don’t surf

Charlie don’t surf and we think he should
Charlie don’t surf and you know that it ain’t no good
Charlie don’t surf for his hamburger momma
Charlie don’t surf

Sem comentários: