terça-feira, 27 de junho de 2006

Continua a intimidação

No Irão prossegue a estratégia de intimidação contra baha'is: prendem durante alguns dias, não formulam acusação, exigem uma caução e não marcam o julgamento. Intimidação e o saque, promovidos pelas autoridades.

Segundo notícias recentemente divulgadas pela Comunidade Internacional Baha'i, nas últimas semanas têm ocorrido várias detenções de bahá'ís no Irão. Os factos ocorreram quase em simultâneo nas cidades de Shiraz e Hamadan; não foi formulada qualquer acusação e os baha’is foram libertados alguns dias depois.

Em Hamadan foram detidos três baha’is no passado dia 18 de Junho. Após três dias de detenção, foram libertados. Estas detenções deram-se após funcionários governamentais terem procedido a rusgas em suas casas, em que foram confiscados computadores, livros e documentos baha’is.

Também recentemente foram libertados os últimos de três baha’is (de um grupo de 54 jovens) detidos em 18 de Maio, em Shiraz. Apesar de inicialmente o juiz ter exigido o pagamento de uma caução no valor de 43.000 €, os três acabaram por ser libertados sem ter de pagar qualquer caução, mas com o compromisso de comparecerem no tribunal para o julgamento. No entanto, na maioria dos casos foi exigido alguma forma de caução – hipoteca de propriedades ou depósito de valores – antes da libertação.

Actualmente, dois baha'is detidos em Teerão e Sanandaj, ainda permanecem presos.

Bani Dugal, a representante da Comunidade Internacional Baha'i junto das Nações Unidas comentou esta situação: "Estamos preocupados pelo facto deste modelo de detenção e libertação estar a ser cada vez mais usual como outra forma de hostilização dos Bahaiis. Apoderar-se dos bens de pessoas que não foram acusadas que qualquer crime e cuja data de julgamento é desconhecida faz parte de uma estratégia mais vasta de intimidação para negar direitos e oportunidades à Comunidade Bahá'í."

Sem comentários: