quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Imaginem se Nelson Évora fosse iraniano...

O BWNS mantém uma página na web onde publica regularmente actualizações sobre a situação dos Bahá’ís no Irão. Hoje (04-Setembro) anunciava-se que se encontram detidos no Irão 22 bahá'ís por motivos religiosos. Entre estes encontram-se os sete dirigentes Baha’is, cujas famílias continuam sem receber qualquer informação, e relativamente aos quais ainda não foram formuladas quaisquer acusações. Também Shirin Ebadi continua empenhada na defesa destes baha’is, continuado a preparar o processo, apesar de todas as críticas e ameaças. Também esta advogada ainda não conseguiu ter contacto com os detidos.

Entre as informações recebidas da cidade de Shiraz revelam diferentes facetas da hostilização e discriminação contra os Bahá’ís:
  • Foram publicadas três versões de um livreto anti-baha’i intitulado «Bahaismo: Uma Dança Colonial». Tratas-se de um documento que apresenta as tradicionais acusações contra os Baha’is.
  • Alguns vizinhos e amigos Muçulmanos de famílias Baha’is têm recebido «visitas» de pessoas que lhes tentam pregar uma visão distorcida da Fé Baha’i, e os incitam a evitar qualquer relacionamento com os Baha’is.
  • Um jovem Baha'i que era campeão nacional de judo foi expulso da equipa nacional iraniana, antes desta viajar para participar em competições internacionais. Depois de vários recursos e reclamações, soube-se que existe uma directiva genérica que proíbe os Bahá'ís de competir e treinar equipas nacionais.
Esta última notícia sobre um campeão de judo iraniano foi a mais surpreendente. Com esta expulsão, o governo não prejudica apenas o atleta; na verdade, prejudica o país, ao diminuir as suas possibilidades de prestígio desportivo. Que raio de gente é esta? Isto já não é apenas discriminação religiosa: é pura estupidez!

Imaginem se Nelson Évora fosse iraniano...

4 comentários:

Anónimo disse...

...isso já é pedir muito!

Anónimo disse...

Já nada espanta vindo desse regime...

Anónimo disse...

esta não dava direito a expulsão do irão dos jogos olímpicos? os organismos desportivos (tais como a fifa por exemplo) costumam ser bastante duros quanto a interferências dos governos no desporto

Mauxito disse...

me siento indignado con lo que le pasó al jóven de irán!!!
pero realmente se pierden de mucho... por su enfermo egoísmo..
Ojalá todo vaya bien, y para mejor en los proximos años