segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Frontalidade ou Cobardia?

Começa hoje em Teerão uma conferência internacional sobre "A Religião no Mundo Moderno". O evento é patrocinado pelo projecto "Aliança para as Civilizações" e é descrita como uma iniciativa do ex-presidente iraniano Mohammad Khatami. Entre a lista dos ilustres convidados encontram-se os nomes de Kofi Annan(Gana), Romano Prodi (Itália) Leonel Jospin (França), Frederico Mayor (UNESCO; Espanhan), Kjell Bondevick (Noruega), Mary Robinson (Irlanda), John Esposito (EUA) e... Jorge Sampaio (Portugal).

Claro que a primeira coisa que podemos questionar é se Teerão é o local mais adequado para debater um tema destes. Não é segredo para ninguém que o regime de Teerão tem um longo e sinistro historial de violação dos direitos das minorias religiosas. O próprio Khatami não está isento de culpas nessa matéria. Basta ver o que dizem os relatórios anuais do Departamento de Estado dos EUA sobre liberdade religiosa no mundo, ler o capítulo sobre o Irão para perceber que há muita coisa que não bate certo nesta iniciativa.

Pergunto-me se algum destes convidados estrangeiros para por um momento só para reflectir se o Irão tem qualquer autoridade moral para falar sobre este assunto... Pergunto-me se algum destes convidados tem conhecimento da "Lei da Apostasia" que actualmente está a ser debatida pelo parlamento Iraniano... Pergunto-me se algum deles usará da palavra para condenar a situação das minorias religiosas no Irão, e em especial da maior minoria religiosa daquele país...

Por outras palavras: esta conferência ficará para a histórica como a Cimeira da Frontalidade ou como a Cimeira da Cobardia?

Sem comentários: