sábado, 10 de janeiro de 2009

Quem tem medo da BBC?

No próxima semana terão início as emissões de um novo cana de TV britânico: a BBC Persian TV. Estes canal será emitido em língua persa para o Irão, Afeganistão e Tadjiquistão; estará disponível para os milhões de pessoas que possuem antena parabólica. Os seus rivais serão os canais de TV iranianos (rigorosamente controlados pelo Governo), a Voz da América e diversos canais pouco conhecidos cuja programação alterna entre a propaganda anti-governamental e variedades.

As autoridades iranianas apressaram-se a descrever o canal como “suspeito e ilegal” e acrescentando que “trabalha contra os interesses da República Islâmica”. A agência IRNA advertiu que a BBC está a recrutar iranianos para trabalho de “espionagem e guerra psicológica”. Em Teerão o embaixador britânico tem sido acusado de fomentar uma “revolução de veludo” e os funcionários locais da BBC têm sido vigiados e hostilizados pela polícia secreta. E para compor o ramalhete, os Guardas da Revolução aconselham a população a evitar o canal e advertem que este tem ligações a membros da Comunidade Bahá’í.

Este tipo de acusações mostra o óbvio: o actual regime iraniano tem medo da liberdade de imprensa. Um dos editores da BBC Persian TV não tem dúvidas: "A reacção em Teerão é de desespero pois não consegue impedir o fluxo livre de informação. Não é surpreendente. O governo tem encerrado jornais, websites, detido jornalistas e bloggers. Estão a tentar manter o Irão como numa sociedade fechada".

A BBC não obteve autorização para abrir um escritório em Teerão (apenas têm um correspondente local), e isso condiciona o acesso a imagens e reportagens em directo. Mas mesmo assim, um especialista sobre Media iranianos afirma: "A BBC Persian TV, potencialmente, pode ser um inimigo poderoso do Estado Iraniano se conseguir apresentar informação e análises precisas e objectivas".

O bloqueio das emissões não se afigura como uma opção realista por parte das autoridades; no passado os Guardas da Revolução usaram equipamento cubano para bloquear as emissões de TV estrangeiras mas não tiveram grande sucesso.


Video Promocional da BBC Persian TV

-------------------------------------------------
Sobre este assunto:
BBC to launch TV channel for Iran (BBC)
Iran's fear of prying eyes: BBC accused of hiring spies to work for Farsi TV channel on the eve of its launch (The Guardian)
BBC to launch Farsi language television (AFP)
IRAN: Authorities upset about BBC Persian channel (LA Times)

Sem comentários: