terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Reino Unido: Rainha Isabel II numa recepção multirreligiosa

Representantes de nove religiões - Bahá’ís, Budistas, Cristãos, Hindus, Jainistas, Judeus, Muçulmanos, Sikhs e Zoroastrianos - estiveram presentes numa recepção multirreligioso para assinalar o Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II. Durante o encontro, que teve lugar em Lambeth Palace - residência oficial do arcebispo de Cantuária - os representantes das diversas religiões apresentaram as suas crenças à Rainha e ao Duque de Edimburgo, e mostrando-lhes diversos objectos preciosos das várias religiões.

Isabel II contemplando o manto usado por 'Abdu'l-Bahá


Destacando as comemorações em curso do centenário das viagens de 'Abdu'l-Bahá ao Egipto e ao Ocidente, a Comunidade Bahá’í expôs um manto usado pelo filho de Bahá'u'lláh. A representante Bahá’í, Shirin Fozdar-Foroudi, descreveu o manto como uma recordação simples do espírito de 'Abdu’l-Bahá, cuja vida de serviço foi um exemplo para todos.

A exposição também incluiu uma moldura com reprodução das palavras da primeira palestra pública de 'Abdu'l-Bahá, proferida em 10 de Setembro de 1911 no City Temple de Londres: "O dom de Deus para esta época esclarecida é o conhecimento da unidade da humanidade e da unidade fundamental da religião".

A Rainha ouviu e seguiu cuidadosamente o texto como as palavras lidas pelo Dr. Fozdar-Foroudi, tendo posteriormente comentado que a Comunidade Bahá’í parece estar muito disseminada.

Esta recepção realizou-se em 15 de Fevereiro e foi um dos primeiros compromissos públicos da Rainha para comemorar seu Jubileu de Diamante. Ao dirigir-se aos representantes, afirmou: "A fé desempenha um papel fundamental na identidade de milhões de pessoas, proporcionando não só um sistema de crença, mas um sentimento de pertença".

"As nossas religiões oferecem uma orientação crítica para a forma como vivemos as nossas vidas e para a maneira como nos tratamos uns aos outros. Podem actuar como um estímulo para a acção social. Na verdade, os grupos religiosos têm um orgulhoso registo histórico ajuda àqueles que são mais necessitados."

A Rainha concluiu desejando felicidades a cada um dos grupos religiosos representados, “fazendo votos que - com a garantia da protecção da nossa Igreja Estabelecida - continuareis a florescer e a mostrar a força e a visão nas vossas relações uns com os outros e com o resto da sociedade. "

-------------------------------- 
 FONTE: Queen launches Diamond Jubilee year with multifaith reception (BWNS)

Sem comentários: