domingo, 4 de março de 2012

Encontro Inter-Religioso na Mesquita Central de Lisboa


Hoje de manhã, num encontro inter-religioso na Mesquita Central de Lisboa - um local que considero um espaço de tranquilidade - estiveram presentes representantes de várias confissões religiosas. O objectivo era reflectir sobre as crises que nos estão a afectar e orar pelo bem-estar da humanidade.

Estiveram presentes representantes Hindus, Judeus, Católicos, Sikhs, Muçulmanos, Ismailis e Baha’is. Na minha intervenção, afirmei que era profundo desejo dos Bahá’ís que estas crises profundas que agora atravessamos não sejam motivo para virar uma cidade contra outra, um país contra outro, um povo contra outro. Pelo contrário, desejamos que estas crises levem cada vez maior número de pessoas a perceber que somos uma única família humana, que enfrentamos problemas globais e que temos de resolver os nossos problemas de uma forma global.

E desejando firmemente essa unidade da família humana, tinha escolhido uma oração de Bahá’u’lláh para recitar naquele local.
"Ó meu Deus! Ó meu Deus! Une os corações dos Teus servos e revela-lhes o Teu grande plano. Que sigam os Teus mandamentos e permaneçam firmes na Tua lei. Ajuda-os, ó Deus, nos seus esforços, e concede-lhes o poder de Te servirem. Ó Deus, não os abandones a si mesmos, mas guia os seus passos pela luz do Teu conhecimento e, com o Teu amor, alegra os seus corações. Em verdade, Tu és o seu Amparo, e o seu Senhor."

Quando terminei a oração, o Dr. Abdool Vakil, Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, respondeu em tom de aprovação: “Que Deus o ouça!”

Por esse mundo fora, quantas comunidades islâmicas convidam os baha’is para diálogo inter-religioso? Em quantas Mesquitas se podem recitar orações Bahá’ís em voz alta? Em quantas são recebidas desta forma?

2 comentários:

teacher Fátima Veiga disse...

Firmeza, constância, iluminação, amor, alegria - Serviço à Causa de Deus - belas e profundamente pedagógicas as palavras de Bahá'u'lláh - todas se conjugando para o Seu grande Plano.
Não é efetivamente todos os dias que este diálogo franco acontece, mas à medida que a humanidade vai saindo do seu casulo infantil, ele tornar-se-à mais frequente e mais consistente

DAD disse...

Foi muito bom. Muito bonito. Felizmente Portugal ainda é um país de brandos costumes e compreensão entre as diferentes religiões aqui radicadas.
E os Bahá'is, apesar de tudo o que já sofreram, continuam muito activos no Diálogo inter-religioso, o que é muito bom!
Gostei!