sábado, 31 de março de 2012

Senado Americano apela à libertação de dirigentes Bahá’ís no Irão

O Senado dos EUA aprovou - na quinta-feira passada - uma resolução em que "condena o governo iraniano por patrocinar a perseguição contra a minoria Bahá’í", e apela ao Irão para libertar os sete dirigentes Bahá’ís. Estes sete dirigentes foram condenados a 20 anos de prisão em 2010 com acusações de “espionagem para Israel”.

O Senado pediu ao Presidente Barack Obama para aplicar sanções contra funcionários iranianos envolvidos em perseguições contra baha’is, de acordo com sua decisão de 2010 em congelar os bens de oito funcionários superiores iranianos devido à repressão contra protestos da oposição protesta no ano anterior.

As perseguições aos Bahá'ís no Irão são anteriores à revolução islâmica de 1979. Actualmente o regime teocrático impede os Bahá'ís de aceder às universidades e a empregos na administração pública.

O senador Dick Durbin, o segundo na hierarquia do Partido Democrático no Senado, afirmou que chegou o tempo da "perseguição religiosa apoiada pelo Estado contra os Bahais no Irã chegar ao fim."

O gabinete do senador republicano Mark Kirk, um patrocinador principal da resolução, declarou em comunicado que a resolução "envia uma forte mensagem de que os EUA vão continuar a responsabilizar o governo iraniano pela violação dos direitos humanos fundamentais do seu povo."

Mona Mahmoudi, uma Bahá’í residente nos subúrbios de Washington, afirmou à AFP que as autoridades iranianas executaram os seus pais, logo após a revolução islâmica devido aos seus cargos de liderança na comunidade Bahá’í.

Mahmoudi manifestou a esperança de que a resolução do Senado, juntamente com os holofotes sobre o Irã devido ao seu programa nuclear, possa chamar a atenção para a situação precária da Bahá’ís. "A questão nuclear é um assunto muito quente e muito sexy, mas os direitos humanos normalmente ficam para trás. Mas informar e escrever sobre a situação ajuda e acho que no final o governo iraniano vai ser cada vez mais sensível à opinião pública", afirmou.

Mahmoudi disse que apesar do Irã não continuar a executar Bahá’ís, a perseguição tornou-se mais ampla através de medidas como as expulsões de alunos das escolas. "Quando um governo tem medo de crianças de cinco ou seis anos de idade que vão à escola, isso diz muita coisa", concluiu.

--------------------------- 
FONTES:
US Senate urges help for Iran's Bahais (AFP)
U.S. Senate Urges Iran To Release Imprisoned Baha'i Leaders (RFEL)
US Senate urges Iran to free Bahai leaders (NOW Lebanon)
US Senate urges Iran to free Bahai leaders (Pakistan Today)
Kirk, Durbin Baha’i Resolution Passes in the U.S. Senate by Unanimous Consent (Mark Kirk)

Sem comentários: