quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Afif Naeimi, o último membro dos Yaran, foi libertado da prisão.


As autoridades iranianas libertaram hoje o sr. Afif Naeimi após cumprir uma pena de dez anos de prisão por ser Bahá’í. O sr. Naemi foi o último de um grupo de sete dirigentes Bahá’ís iranianos (conhecidos como Yaran) a ser libertado da prisão. No entanto, há dezenas de Bahá’ís iranianos que continua presos e milhares que enfrentam a hostilização e perseguição diárias.

Afif Naeimi, de 56 anos de idade, pai de dois filhos, natural de Teerão, foi preso no dia 14 de Maio de 2008, e acusado, entre outras coisas, de espionagem, propaganda contra o regime iraniano, e criação de uma administração Bahá’í ilegal. O sr. Naeimi, juntamente com outras seis pessoas formavam os “Yaran – um grupo que administrava as necessidades espirituais e materiais dos Bahá’ís iranianos. O Sr. Naeimi juntamente com membros deste grupo foram condenado a 10 anos de prisão.

Enquanto esteve preso, o Sr Naeimi sofreu vários problemas de saúde e várias vezes foi-lhe negado o necessário tratamento médico. As autoridades decidiram que o tempo que o sr. Naeimi esteve internado num hospital não deveria ser contado para o cumprimento da pena.

A representante da Comunidade Bahá’í junto das Nações Unidas comentou o caso: “Estamos, naturalmente, felizes pela libertação do sr. Naeimi. No entanto isto não deve ser visto como uma melhoria da situação os Bahá’ís no Irão. A dura realidade é que ainda há muitos Bahá’ís presos no Irão devido às suas crenças e dezenas de milhar enfrentam diariamente fortes perseguições, incluindo negação de frequência de estabelecimento de ensino, encerramento de empresas e hostilização”.

--------------------------------------
FONTE: Last member of former Yaran ends prison term, persecution continues (BIC)

Sem comentários: