sábado, 22 de dezembro de 2018

O que significa o Natal para os Bahá’ís

Por Preethi.


Os Bahá’ís celebram o Natal? Esta questão é um pouco complicada porque o Natal tem diferentes significados para diferentes pessoas.

Se entendermos o Natal como a comemoração do nascimento de Cristo, então este dia tem significado para os Bahá’ís, que acreditam que Cristo foi um Manifestante de Deus. No entanto, os Bahá’ís não celebram o Natal nas suas comunidades como um Feriado Bahá’í.

Apesar do princípio da revelação progressiva significar que os Bahá’ís acreditam na origem divina das outras religiões mundiais (e consequentemente no significado de cada um dos seus Feriados), a Fé Bahá’í é uma religião independente e tem os seus próprios feriados. Os Bahá’ís – apesar de acreditarem na origem divina de todas as religiões mundiais – seguem os ensinamentos de Bahá’u’lláh, que acreditam ser o mais recente de uma sequência de Mensageiros enviados por Deus com leis adequadas às necessidades da humanidade nos dias de hoje.

Disto isto, porém, os Bahá’ís são livres para participar em celebrações realizadas pelos seus amigos e família que aderem a outras religiões. O Natal é um pouco complicado devido ao que representa na sociedade Ocidental – o verdadeiro significado do Natal, infelizmente, perdeu-se há muito tempo entre os enfeites das árvores de Natal, as figuras do Pai-Natal e os intermináveis anúncios de compras de Natal. No entanto, neste momento em que muitos Cristãos param para reflectir sobre o nascimento e vida de Jesus, os Bahá’ís também podem reflectir sobre o significado deste dia. As Escrituras Bahá’ís descrevem de forma magnífica a vida e a posição de Jesus. Bahá’u’lláh afirma:
Sabe que quando o Filho do Homem entregou o espírito a Deus, toda a criação chorou num grande pranto. Ao sacrificar-Se, porém, uma nova capacidade infundiu-se em todas as coisas criadas. As suas evidências, como se testemunha em todos os povos da terra, estão agora manifestas diante de ti. A sabedoria mais profunda que os sábios pronunciaram, o conhecimento mais profundo que qualquer mente explicou, as artes que as mãos mais hábeis produziram, a influência exercida pelo mais poderoso dos governantes, são apenas manifestações do poder vivificador libertado pelo Seu Espírito transcendente, omnipresente e resplandecente.

Testemunhamos que quando Ele veio ao mundo, Ele derramou o esplendor da Sua glória sobre todas as coisas criadas. Através d’Ele, o leproso recuperou da lepra de perversidade e da ignorância. Através d'Ele o ímpio e rebelde foram curados. Através do Seu poder, nascido do Deus Todo-Poderoso, os olhos dos cegos abriram-se e a alma do pecador santificou-se… Testemunhamos que através do poder do Verbo de Deus todo o leproso foi purificado, toda a enfermidade foi curada, toda a debilidade humana foi banida. Ele é Quem purificou o mundo. Bem-aventurado o homem que, com um rosto radiante de luz, se volveu para Ele." (Gleanings from the Writings of Baha’u’llah, XXXVI)
Estas palavras estão próximo do meu coração, pois fui educada como Cristã e desde cedo aprendi a conhecer e adorar Deus através dos ensinamentos de Jesus. Frequentemente sinto que é difícil focar-me nos aspectos espirituais do Natal devido ao forte significado cultural que adquiriu.

Mas estas palavras recordam-nos o verdadeiro significado da vida de Jesus. A história do Natal é um episódio fascinante na história religiosa do mundo. O nascimento de Jesus assinala o cumprimento das profecias Judaicas sobre um novo Manifestante de Deus. Marca o início de uma infância muito especial que se distinguiu devido à sabedoria inata que que todos os Manifestantes possuem, mesmo quando são crianças. Anunciou a vida de outro Manifestante de Deus que sofreria grandes aflições e sofrimentos para guiar a humanidade em direcção a Deus.

A vida e o ministério de Jesus transformaram as vidas de muitas pessoas – tanto no Seu tempo como nos séculos seguintes – assim como da humanidade como um todo. O Seu amor e sacrifício criaram no mundo um novo espírito. Bem-aventurados aqueles que reconheceram a enorme dádiva dos Seus ensinamentos divinos.

Um santo Natal a todos os nossos amigos Cristãos!

-----------------------------
Texto original: What Christmas Means to Baha’is (www.bahaiblog.net)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Na sua vida profissional, Preethi tem-se envolvido em áreas como a educação, o desenvolvimento comunitário e o direito. No entanto, no seu coração, ela é uma criança que vê o mundo como um enorme parque de brincadeiras. Actualmente está a desenvolver um projecto educativo para levar histórias e culturas do mundo aos jovens, com recursos no One Story Classroom.

1 comentário:

Traveler disse...

Parabéns para ela, uma explanação bem escrita em um nível de linguagem bem legal !!